terça-feira, 8 de maio de 2018

Lya Luft, 'Perdas e Ganhos'

Acabei de ler um livro maravilhoso da Lya Luft: ‘Perdas e Ganhos’ e com ele tenho me questionado várias coisas... vários sentimentos, várias atitudes e relações. O livro não contém crônicas, nem é de ficção, é uma ‘conversa autobiográfica’ e poderia ser uma espécie de manual de respeito a si mesmo e aos  outros.

Num relato limpo, simples e tocante, Lya Luft nos convida a pensar nos comportamentos que temos, na busca da felicidade a qualquer custo, na passagem do tempo, na chegada da velhice, da adaptação da nossa vida às diversas fases que vivemos, em tudo que ganhamos e que perdemos na caminhada chamada vida. Nos faz perceber que perder nem sempre é ruim, sempre se ganha algo em troca, nem que seja aprendizado e amadurecimento. A obra é um brinde ao amadurecimento consciente, sem pudores, muito respeito e com bom senso.

Essa leitura me fez pensar no comportamento das pessoas, no jeito como conduzem suas vidas, como se expõem através da internet, como tratam os demais e por aí vai. Será que as pessoas acham bonito, ou até invejável, aquilo que publicam nas redes sociais? Fotos fazendo biquinho, ou com expressão sexy, ou de horror, ou sei lá de que sentimento, só para chocar?

Na verdade a autoestima da gente tem que ser elevada, e o amor próprio é o único amor incondicional, mas daí passar a publicar fotos ridículas, com legendas ainda mais idiotas? Aí não, né? Um pouco de consciência e bom senso não faz mal pra ninguém.

Sem me fazer de rogada: adoro compartilhar fotos nas redes sociais, mas estou falando daquelas publicações que são apenas exibicionismo, em que o número de ‘curtidas’ é o que interessa! Adoro publicações simples do dia-a-dia, comidas, passeios, observações, enfim, simplicidades do cotidiano. Acho que elas espelham a nossa vida não só porque publicamos quase tudo que estamos fazendo, mas porque nelas ‘seguimos’, ‘curtimos’, falamos da gente e daquilo que sentimos. Penso que as redes sociais revelam quem realmente somos.

Quando deletamos ou bloqueamos alguém nas redes sociais isso significa que tiramos essa pessoa da nossa 'vida real'. Seja pelo motivo que for, tudo está interligado, por isso vejo que as falsidades nessas tecnologias também demonstram o verdadeiro caráter das pessoas. Penso que as redes sociais são um ótimo termômetro da índole do ser humano, são um espelho da nossa vida. O que convém, de que forma e em que momento convém!

E os demais comportamentos? Mentir, enganar, ter preconceito, grosserias, falta de respeito e educação... a que ponto chegamos: usamos pessoas para satisfação do ego.

Cuidado com aquelas pessoas que se intitulam amigos, mas só ‘nos usam’, que só lembram-se da gente quando precisam. Amizade é troca, nunca abuso. Amizade é verdade, nunca mentira.

Publiquem o que quiserem, afinal as redes sociais são suas, mas reflitam: será que o que você está publicando não está denegrindo sua própria imagem? Não seja pretensioso! Simplicidade é a chave da felicidade. Seja verdadeiro e leal em suas relações, isso faz bem pra você mesmo em primeiro lugar.

O menos é mais. Respeitar todas as fases da vida é indispensável. Se expor com comportamentos reprováveis só traz tristeza e solidão. A palavra chave é amadurecimento...  da alma, principalmente!

Ser feliz é simples e não precisa de plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário