terça-feira, 23 de julho de 2024


 Minha mais linda e nobre missão: Catequista.


 Eu nunca acreditei que poderia ser Catequista, pensava que não seria capaz. Sou advogada por formação e catequista por vocação. Há algum tempo passei a estudar mais o Catolicismo. Mergulhei nos ensinamentos de Deus e de Maria, a Santa Mãe de Deus. Sempre tive vivência católica, minha família sempre foi muito envolvida com a Igreja, participei do grupo de jovens, retiros, coroação de Nossa Senhora, mas nunca havia me dedicado à evangelização. Meu pai sempre me dizia que eu deveria ser Catequista, mas eu achava que era apenas um estímulo de pai - como ele sempre fez comigo em todas as áreas da minha vida.

 O tempo foi passando e desde 2021 enfrento muitos desafios em minha vida pessoal: adoeci, enfrentei o tratamento oncológico e perdi meu pai. A fé sempre foi meu sustento, aliás, a fé sempre foi o sustento de minha família. Sem fé eu, certamente, não teria suportado tudo que aconteceu e da forma como aconteceu. Nossa Senhora me carregou no colo - como eu costumo dizer! O que eu não imaginava era que, em meio a tudo isso, eu receberia o convite para ser Catequista. Convite esse que me deu novos horizontes e esperança de dias melhores.

 Iniciei com certo receio, com cuidado, pois, apesar de ser filha de professora, não tinha experiência de compartilhar ensinamentos com crianças. Pedi para Nossa Senhora que me orientasse e entreguei a Ela os encontros com os Catequizandos. Para minha agradável surpresa, as crianças me acolheram com muito carinho e eu sempre digo que sou a que mais aprende nos encontros. Nossa Senhora foi muito generosa comigo: deu-me essa missão e me preparou para ela.

 Professar a fé e partilhar os ensinamentos de Jesus Cristo como Catequista foi o desafio mais especial que já recebi e vejo que mudou a minha vida. Ver a evolução, o respeito e a devoção das crianças por Jesus Cristo é algo enriquecedor. Hoje, continuo afastada das minhas funções laborativas por conta do tratamento, mas a Catequese preenche meus dias, aquece meu coração, me dá forças pra lutar e persistir. Os encontros de Catequese são muito edificantes. Espero ansiosa por aqueles momentos de partilha e acolhimento, onde as crianças descobrem o verdadeiro sentido da vida, da fé, da moral católica e do amor a Deus, criam laços afetivos e projetam a vida em comunhão com Deus, a Virgem Maria, os Santos e Anjos.

 O amor que recebo das crianças é tão grande e genuíno que acabou por contagiar meu marido também. Ao acompanhar minha caminhada com as crianças, ele se encantou, estudou, se preparou e hoje também assumiu essa linda missão. Atualmente, nossa vida está engajada na evangelização das crianças na Catequese – somos um casal de Catequistas realizados e muito felizes! Preparamos os encontros, organizamos o material, estudamos juntos, nos divertimos muito com tudo que compartilhamos e com tudo que aprendemos com as crianças. É realmente um presente de Nossa Senhora ter a oportunidade de sermos Catequistas e poder contribuir para o início da vida cristã de almas tão especiais como as crianças, sobretudo no mundo de hoje divorciado dos valores éticos e morais católicos.

 Em nossas orações diárias pedimos sempre que Deus fortaleça nossa fé e nos permita compartilhar conhecimento, fé e amor em todos os locais que estivermos. As sementes de hoje são as flores do amanhã. Que possamos bem semear e ter um jardim florido!

 Lisiê Bortolanza Ferraz e Francisco Corrêa Ferraz, Catequistas Eucaristia 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário