domingo, 17 de junho de 2012

Unhas lindas!

Unha bem feita e bem cuidada além de ser linda, mostra asseio e capricho. Eu mesma comecei a fazer minhas unhas há muito tempo... sou perfeccionista e sempre gostei de tirar bastante cutícula... Na verdade sempre gostei de dar aquela “cavocadinha” bem funda e tirar “tudo e mais um pouco”! Mas, de uns tempos pra cá, mudei radicalmente!



Infelizmente ninguém nos diz que quanto mais se tira a cutícula, mais ela vem! As cutículas são a proteção natural das unhas e também de nosso organismo – evitando criação de fungos e bactérias, então ela cresce para nos defender! Na verdade tirar muito as cutículas é como deixar uma “porta aberta” para infecções.




Até que um dia ouvi dizer que as européias não tiram as cutículas e quis testar se realmente as unhas ficavam bonitas. Fui atrás de dicas, truques... e hoje tiro bem pouquinha cutícula e minhas unhas estão cada vez mais bonitas, sem manchas e as cutículas estão quase invisíveis! Fiquei bem feliz com essa mudança no meu hábito até pelo fato de economizar tempo! Pense só quanto eu demorava antes pra fazer minhas unhas e agora! É uma maravilha: unhas lindas e em pouco tempo!



Além disso, sabem aquelas manchinhas brancas nas unhas? Elas sempre apareciam em minhas unhas. Essas manchas eram traumas causados pelo alicate, um corte aqui e outro ali e as manchas apareciam... Agora não tenho mais mancha nenhuma! E sabem aquelas ondulações na superfície da unha? Também estão bem longe de mim!  



O segredo para uma cutícula bonita é hidratação. Se você olhar para suas mãos e achar que suas cutículas estão feias, hidrate-as imediatamente – essa é a maior dica!



Segue o passo-a-passo de como eu faço minhas unhas hoje – dessa forma mais saudável, ou seja, sem tirar “bifes” e sem ficar com os dedos praticamente intocáveis!!



1)    Tire todo o esmalte, lixe as unhas e lave bem as mãos. Se puder, deixe as unhas sem esmalte por 24h para que respirem;


2) Coloque um pouco de amolecedor de cutículas em volta dos dedos (ou hidratante) e aguarde aproximadamente de 3 a 5 minutos (eu adoro o da Risquè - foto ao lado, além de ótimo, tem um cheirinho delicioso);


3) Com a espátula faça o contorno de toda sua unha, fazendo com que a cutícula fique no lugar certo e os excessos de pele morta se levantem (por favor, faça de maneira suave, sem cavocar!!);


4) Enxugue o dedo com uma toalha e tire o excesso de creme amolecedor. Observe onde há pele em excesso e levantada. Com um alicate afiado, delicadamente, corte essas peles levantadas (não “cavocar” com a alicate – eu sei o quanto é difícil se conter!!! Mas, apenas tire a cutícula que está arrepiada!);

 
5) Após fazer isso em todos os dedos, hidratante bem as mãos e passe o esmalte de sua preferência! Eu costumo passar uma base incolor antes do esmalte com a cor escolhida, para evitar que a unha fique manchada.



A partir de agora, você precisa hidratar sempre suas unhas para que as cutículas fiquem macias e bonitas.



Experimente essa nova técnica e verá que suas unhas vão ficar cada vez mais belas e o que é melhor: de uma forma rápida, sem cortes e sem dores!!

Obs.: Todas as fotos são minhas...
Comente e siga o blog, clicando ali ao lado onde diz "participar deste site"!! Obrigada!

8 comentários:

  1. é bem importante esses cuidados e prevenções... eu bem sei o quanto sofri pela retirada em excesso das cutículas, meus dedos e as unhas ficaram com aspecto horripilante, fui obrigada pela dermatologista a um tratamento prolongado pra conseguir recuperar a saúde das unhas... :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah e depois que começamos a tirar bem pouca cutícula a unha fica mais bela... Eu estou admirada com a minha mão! Que bom que agora tu recuperaste a saúde de tuas unhas! Bjão e obrigada pelos comentários!

      Excluir
  2. ah e eu amei esse teu salsa da AH, mas não encontrei ainda... ando bem doida pra fazer a unha de pelúcia mas também não encontrei e não sei onde procurar o siq floc.. ah uma unha bem feita, bem cuidada, bem pintada é tudo né amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia horas que eu estava atrás do salsa da AH. No verão procurei até em Floripa e nada! Agora achei aqui em Passo Fundo mesmo! Não fiquei tentada (ainda) pela unha de pelúcia... tenho receio que fique me dando uma agonia ou arrepio, sei lá! Gosto de unha brilhosa! Aqui em PF tem o siqfloq na esquina do perfume por R$ 10,00 me disseram! Qdo fizeres, me conta como foi a sensação... quem sabe me animo de fazer!!! Bjoooo

      Excluir
  3. Muito interessante esses cuidados com as unhas, eu conheço algumas pessoas q nunca tiram a cutícula, só empurram elas seguidamente bem pra trás,com o tempo elas diminuem o crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o ideal é tirar bem pouco ou na verdade nem tirar, pois a cutícula é a proteção da unha! Realmente, quanto menos tiramos, menos elas crescem! Bjo e obrigada por seguir e comentar!

      Excluir