domingo, 3 de junho de 2012

Unhas lisinhas!

Tem coisa mais desagradável do que acabar de pintar as unhas – seja em casa ou na manicure, e ver aquelas bolinhas aparecem?!?

Essas bolinhas aparecem porque o esmalte não está secando da maneira certa: ou pelo fato da temperatura das mãos e do corpo estar quente atrapalhando a secagem/evaporação do esmalte ou porque o esmalte foi passado em camadas grossas e sem esperar a camada anterior secar completamente! No inverno não estamos livres das tais bolinhas, porque a temperatura do nosso corpo também pode estar elevada, o esmalte pode estar sendo passado em camadas grossas e/ou sem esperar a camada anterior secar por completo!

Por isso, selecionei algumas dicas e truques que utilizo! Espero que dêem tão certo pra vocês quanto dão pra mim... Modéstia parte, eu nem lembro mais quando foi a última vez que as tais bolinhas apareceram nas minhas unhas!

Bom, como a primeira causa do aparecimento das bolinhas é o calor do corpo e das mãos, vamos ter de dar um jeito nisso! A primeira dica, lógico, é esfriar as mãos!! Portanto, lave as mãos e os pulsos com água gelada ou segure cubos de gelos nas mãos (também passe nos pulsos) antes de começar o pintar as unhas! Outra ideia é borrifar spray secante de unha (aquele spray geladinho que normalmente só usamos depois de terminar de passar o esmalte) até sentir os dedos gelar. Borrife também nos pulsos e só então passe o esmalte.

A segunda causa das indesejáveis bolinhas é em relação às camadas grossas de esmalte. Por isso, devemos passar camadas fininhas – sempre esperando a camada anterior secar completamente. O vento até pode causar as bolinhas (mas não é o grande vilão), sobretudo quando você passar muitas camadas de esmalte (ou camadas muito grossas) e secar com vento, pois as bolinhas são decorrentes da evaporação do esmalte, ou seja, fazem parte do processo de secagem. Elas se formam, teoricamente, quando o esmalte começa evaporar para secar, mas não consegue sair completamente, formando as bolinhas e deixando aquele aspecto de “unha-mal-feita-e-mal-pintada”!

Portanto, passar camadas de esmalte bem fininhas e esperar a camada secar totalmente (para que evapore bem), pra só depois passar a outra camada é fundamental! Se você passar uma camada grossa em cima da outra, sem esperar a anterior secar, o esmalte não vai conseguir evaporar direito vai formar as bolinhas! A explicação é simples: o esmalte da camada de baixo vai tentar evaporar, mas não vai conseguir sair, pois a outra camada já está em cima criando um bloqueio... aí surgem as bolinhas!

Se o seu esmalte está grosso, use aquele diluente de esmalte (não use acetona, pois o esmalte perde o brilho).

Mas, se você fez tudo isso e as tais bolinhas apareceram, às vezes adianta estourá-las! Se forem poucas e pequenas, até dá certo, mas se forem maiores podem estourar e ficar um furinho preto... o que é ainda pior! Então, se as bolinhas apareceram, tente apertá-las, se furarem deixando o furinho preto, tire tudo e comece todo procedimento do zero, pois, unha recém feita e feia, ninguém merece!

Em resumo, a dica do procedimento completo é: esfriar as mãos, passar uma camada fininha de esmalte, esperar secar bem e só depois passar a outra camada. Assim, o esmalte evapora do jeito certo já que não tem obstáculos para passar e fica lisinho!

Depois de terminar as camadas de esmalte (em geral eu passo duas camadas) eu finalizo com uma base incolor (que também passo antes do esmalte para evitar manchas na unha), ou cobertura brilhante, óleos secantes, ou com o spray para acelerar a secagem, dar brilho e fazer o esmalte durar bastante. Experimentem e me contem o resultado!

P.S.: esse post eu já havia publicado no blog Mana's Style. Mas, como fui eu que escrevi (inclusive é a minha mão nas fotos!), estou republicando no meu blog Pimenta!

4 comentários:

  1. ADOREI essas dicas... costumo fazer uma vez por semana as unhas e amo unhas bem feitas!!
    As suas são lindas!!! Bjo bjo
    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí!! Unhas bem feitas são outro departamento!!! Bjão e obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Como sempre Lisi, sempre dando dicas valiosas... adorei essas!!!
    Sou amante de esmaltes e costumo fazer minhas unhas uma vez por semana, amo unhas bem feitas!!
    Tentarei seguir suas recomendações de agora em diante... show esse seu blog!!Parabéns!!!
    Beijos,
    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiza!
      Comentários como o teu me dão estímulos para fazer um blog cada vez melhor! Obrigada de coração!!! Bjooooo

      Excluir