quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia de Santo Antônio, o casamenteiro!

Hoje, 13 de junho é Dia de Santo Antônio – o Santo casamenteiro!! Existem diversas as simpatias para conseguir um namorado ou marido: colocar o santo de cabeça pra baixo, retirar de seu colo a imagem de Jesus Cristo ou deixá-lo de “castigo”, são as mais comuns.



Penso que pedir para o Santo ajudar para que a pessoa certa seja encontrada é o mais correto, ao invés de apenas pedir um casamento ou um namorado.

Os devotos também costumam pedir a intervenção de Santo Antônio sempre que precisam encontrar algum objeto perdido e dizem ser infalível!

Santo Antônio é um dos santos mais populares da igreja e a fama de “santo casamenteiro” está ligada a pelo menos um milagre que teria sido realizado pelo santo. Conta a história que uma moça era de uma família nobre, em Nápoles, mas não tinha o dinheiro do dote para se casar, que era o equivalente a 400 escudos de prata. A mãe dela resolveu incentivar a filha a se prostituir para conseguir o dinheiro. A jovem ficou triste, foi a uma igreja e pediu que Santo Antônio intercedesse por ela. Então apareceu um bilhete na mão da imagem que dizia que ela deveria ir até um comerciante e pedir que ele lhe pagasse em moedas de prata o equivalente ao peso do bilhete. O comerciante começou a colocar as moedas na balança e ela só levantou quando alcançou os 400. Então ele lembrou que tinha feito uma promessa para doar esse dinheiro e que nunca tinha cumprido.

Apesar de crendices ou simpatias o importante hoje é fazer uma prece agradecendo a Santo Antônio por todas as bênçãos que temos... e se pararmos para pensar, vamos ver que temos muito à agradecer!

2 comentários:

  1. Lisiê, admiro seu amor com o Francisco. Certamente você sabe que no face a gente acaba acompanhando tudo e se me permite, acabo comentando com nossos conhecidos como é bonito o amor de vocês. desejo que Santo Antônio cuide muito bem dele, pois até prova em contrário vocês são o que podemos chamar de almas gêmeas. Bjos

    ResponderExcluir