sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dica de sobremesa!

Dias atrás eu citei aqui uma sobremesa muito gostosa e que leva café: o Tiramissù. Esse doce é uma receita muito popular na Itália, é feito com bolachas champagne mergulhados no café expresso. Assim, juntamos dois prazeres: o doce e a bebida preparada mais consumida no mundo – o café!

Tiramissù significa algo como “tira-me do chão”, "levante-me" ou "erga-me" provavelmente referindo-se aos ingredientes utilizados que são estimulantes e ricos em cafeína - o cacau, o café, o conhaque/rum e o queijo mascarpone. É uma sobremesa bem energética e deliciosa.


O queijo mascarpone não é muito fácil de ser encontrado, então podemos substituí-lo pelo cream cheese. Tem pessoas que dizem que o doce fica diferente com essa substituição, mas eu já provei tanto com o mascarpone, quanto com o cream cheese, e não percebi diferença nenhuma!

Se você ficou com água na boca... abaixo segue a receita! Parece complicado, mas não é!

Tiramissù
3 gemas peneiradas
150 gr de açúcar
700 gr de mascarpone – (cream cheese)
3 claras batidas em ponto de neve
300 ml de café expresso sem açúcar
1/3 xícara (chá) de conhaque ou rum
50 biscoitos champagne
cacau em pó para polvilhar
              
Modo de preparo
Numa batedeira bata 3 gemas peneiradas com 150 gr de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente 700 gr. de queijo cream cheese e bata. Desligue a batedeira e incorpore levemente (no creme) as3 claras batidas em ponto de neve. Reserve.
Num recipiente raso misture 300 ml de café expresso sem açúcar com 1/3 xícara (chá) de conhaque, ou rum. Molhe 50 biscoitos champagne, um por um, nesta mistura e vá montando a torta.
Montagem:
Numa fôrma retangular faça uma camada com os biscoitos embebidos no café. Cubra com uma camada do creme de queijo. Faça novamente outra camada de biscoitos embebidos no café e finalize com uma camada do creme. Leve para gelar por +/- 4 horas.
Polvilhe cacau em pó por cima.
Com o final de semana chegando é uma ótima ideia de sobremesa... Experimente e conte o resultado! Bom apetite!

8 comentários:

  1. Pelo amor de Dues, vou enviar isso pra minha namorada fazer (se ela deixar) kkkk Deve ficar muito bom mesmo. Parabéns por mais essa incrível receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, diga pra ela fazer! Parece complicado mas é super fácil... Depois me conte o resultado! Obrigada por acompanhar o blog e por comentar! Se vc ainda não segue o blog, corre ali do lado direito do site onde diz "participar deste site"... Obrigada!

      Excluir
  2. Respostas
    1. ...é mesmo uma gostosura! eheheh Prove fazer e me conte o resultado! bjooo

      Excluir
  3. Hmmmmm... fiquei lambendo os beiços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu! Mto bom mesmo... prove fazer e me conte como ficou!! Bjo e obrigada por comentar!!

      Excluir