domingo, 24 de julho de 2022

Doação de Sangue e de cabelo

Francisco (meu marido) doando sangue

Quero fazer um agradecimento especial àqueles que doaram sangue pra mim. Eu precisava de cinco doadores, mas meus amigos generosos compareceram em peso e consegui 16 doadores (a lista continua subindo, porque alguns ainda estão indo doar - graças a Deus, porque não ajudam só a mim, mas há dezenas de pessoas). 

Uma única doação de sangue, é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado - que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. Isso significa que, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas.

Para se entender o impacto das doações, o baixo estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e outros procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia e que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento.

É importante saber que uma pessoa adulta possui, em média, cinco litros de sangue em seu corpo e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml do líquido. A quantidade representa menos de 10% de todo o sangue presente no organismo.

O hospital não nos fornece os dados completos, só informa o número de doadores, mas agradeço àqueles que sei que doaram: Francisco, Maigregor Baruffi, Alexandro Pagnussat, quatro funcionários da Todeschini Passo Fundo que eu não sei os nomes, Glauco Picinini, Marina Borowsky, Cristiano Castilhos, Eliéser Machado, Fabi Vieira, Juliana, Fabrício, Carla. Um obrigada especial também às amigas que se dispuseram a doar cabelo pra mim: Tatiana Fortes Rabello e Eloize Cristina, vocês me deixaram emocionadas com tamanha generosidade – eu só vi o valor que o cabelo tem, pra nós mulheres, quando eu perdi.

Após ter recolocado a prótese capilar

Espero não ter esquecido de ninguém. Mas se esqueci de listar aqui, saibam que Nossa Senhora lembra-se de vocês todos os dias, vocês estão em meu coração e sou eternamente grata a tudo que fizeram por mim. Quem tem um amigo, tem um tesouro... então, eu sou extremamente abençoada (e rica) por ter todos vocês! Obrigada!

 

Cicatriz da minha cirurgia no fígado
 

Não sei se fui forte durante essa jornada que ainda não terminou, pois tiveram muitos dias que achei que não iria conseguir, mas corajosa sei que fui, pois desde o primeiro momento determinei que eu iria lutar com todas minhas forças e da melhor forma que eu pudesse. Até porque lutar sempre foi minha única alternativa. Pra mim não existe a opção desistir. Eu queria e quero viver! Quero ficar bem velhinha! Sei que só consegui enfrentar tudo até aqui porque Nossa Senhora desde o início da minha vida preparou todo o caminho colocando amigos, familiares e médicos mais do que especiais na minha vida. Minha eterna gratidão a todos – vocês fazem parte da minha cura! Cada gesto, cada mensagem, cada oração me sustentaram e me fizeram chegar até aqui. Obrigada!

Agora sigo o restante da caminhada! Sei que o pior já passou e agora falta pouco pra minha cura: refarei exames para avaliação e a cirurgia no intestino deve estar próxima. Mas minha missão talvez seja a de conscientizar todos vocês. Cuidem-se! Eu sempre fui extremamente cautelosa e cuidadosa com minha saúde. Sempre fiz os exames regularmente e até mais do que o necessário. Porém, essa doença estava no meu caminho...

Ambulatório Oncológico HSVP - unidade II

A vida me deu um limão – dos mais azedos... mas, estou tentando fazer uma caipirinha! Será só uma provação! Vou superar tudo isso com a ajuda de vocês! Mil vezes obrigada por tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário