segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dica de filme antigo: épico e clássico!

"O Poderoso Chefão" – 40 anos!

No ano em que se comemora os 40 anos do filme “O Poderoso Chefão”, indispensável falar desse célebre clássico que é uma obra-prima de valor incalculável! O Poderoso Chefão – parte I, é de 1972, a parte II é de 1974 e a parte III é de 1990. Eu assisti a trilogia pela primeira vez há bastante tempo, e ela continua atual contendo uma história clássica e emocionante.

A trilogia foi baseada no livro de Mário Puzo com o mesmo nome. O livro é maravilhoso, rico de detalhes que o filme não traz. Mas a trilogia cinematográfica vai além do filme, ou seja, o filme III não está no livro! Por isso indico a leitura do livro e também assistir aos filmes, pois os dois têm suas belezas que se complementam!

O filme é estrelado por Marlon Brando e Al Pacino e conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Ganhou três Óscares, para melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator. Também foi selecionado para preservação pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos.


"Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade". (O Poderoso Chefão)
















"Os homens mais ricos são aqueles que possuem amigos mais poderosos". (O Poderoso Chefão)


The Godfather (título original) tornou-se um épico, recheado de momentos inesquecíveis do cinema. Cenas como o tiroteio na barraca de frutas, o assassinato no restaurante, Don Vito no canteiro de tomates, toda a sequência de Michael na Sicília e muitas outras, estão vivas na memória dos cinéfilos mesmo 40 anos depois de seu lançamento.


O filme conta a saga da famiglia Corleone comandada pelo respeitado Don Vito Corleone (Marlon Brando), a família mafiosa controla os negócios ilegais na Nova York dos anos 40 e 50, em constantes conflitos com outros grupos e dons.

Don Vito tem nos filhos Sonny, Fredo, Connie e Michael (Al Pacino) e na honra da família suas maiores motivações. A maneira como gerencia os negócios com o auxílio dos capos (generais da máfia) e de seu consigliere é mostrada em detalhes elaborados.

Entretanto, a gerência dos negócios pelos mafiosos não se resume apenas a contas e pagamentos. Assassinatos são parte constante desse dia-a-dia e tornam a história incrível e imperdível.

Na segunda parte da saga da famiglia Corleone, terminada em 1974, temos um Michael mais maduro e ousado no controle da família, os Corleones tentam expandir seu império, atuando na costa leste dos Estados Unidos. O seu foco deixa de ser o contrabando e passa a ser o jogo, na Meca do entretenimento de azar, Las Vegas. Em O Poderoso Chefão - Parte II, Michael enfrenta a perseguição de outras famílias e do governo federal que tenta a todo custo trazê-lo à justiça.

Paralelamente, o filme apresenta de forma emocionante toda a infância e a mocidade de Vito Andolini, que mais tarde seria conhecido como Don Vito Corleone.


Em sequências belíssimas gravadas na Sicília e durante a chegada dos imigrantes italianos a Nova York, o filme mostra como Vito (interpretado por Robert De Niro) se desenvolveu e quais suas motivações, bem como as de diversos outros personagens secundários, como o gangster Clemenza, seu sócio no início da formação do império Corleone. Esses saltos no tempo e as impecáveis reconstituições de época, ajudam a montar um romântico panorama da América no início do século XX.

Dezesseis anos depois da segunda parte da saga dos Corleone, chegou o que seria a última parte do épico O Poderoso Chefão - Parte III.

Na terceira parte, muito mais emotiva e contemplativa, Michael Corleone está arrependido. Depois de tantos anos no controle da família, o caçula dos Corleone passa a tentar legalizar a todo custo seus negócios e sua vida. Michael não está somente em busca de redenção e perdão pelas suas hipocrisias e desconfianças no passado, mas principalmente, perdão pelo sangue em suas mãos. O mafioso tentará alcançar seus objetivos com a ajuda da igreja católica e do Papa em pessoa.

A história é de tirar o fôlego e muito emocionante. Recomendo que assistam a trilogia e leiam o livro (não necessariamente nessa ordem). Para os amantes de uma boa história de saga familiar – como eu, é simplesmente imperdível... Tanto que eu tenho o livro e a trilogia em DVD... Assim posso ler, reler, ver e rever quantas vezes forem necessárias!


Boa leitura e bom filme!

6 comentários:

  1. Esse filme, para mim, entra na seleta categoria dos top 10 de todos os tempos, tanto a história quanto os artistas são excelentes. Pena que não façam mais filmes desse quilate. Li, parabéns pela lembrança, gostei muito do post.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse filme é top 10! Obrigada pelo comentário, por participar do blog e por segui-lo! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Os enredos desses filmes são ótimos.. mas não consigo assistir filme antigo.. vejo 5 min e perco o interesse! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Nath! Tente assistir novamente, pois ele é antigo só pelo tempo que foi feito, pois o tema é super atual! Além disso, a história é cativante e muito emocionante! O filme é lindo! ahahah... Bom, eu sou até suspeita de falar, pois pra mim é um dos melhores filme que já vi... inclusive eu sempre digo que ninguém pode morrer sem ver essa trilogia! ehehehe... Bjãoooooo e tomara que eu tenha te "contagiado" com o desejo de ver esse filme!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo plenamente com o Francisco, dos melhores filmes, lamentável hoje assistirmos tanta porcaria sem conteúdo.. Muito feliz teu post amiga, e como foi 'transmimento de pensação' me senti um pouquinho homenageada. Ainda não encomendei o livro, mas logo o farei, estou louca pra ler! Um grande beijo e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbém penso assim como tu e o Francisco! Pode se sentir homenageada sim, pois como eu te disse, eu tinha "alinhavado" o post mas não tinha terminado... daí depois de falar contigo em animei e o terminei! Então tem teu dedinho aí sim!!!! Bjo imenso, obrigada por participar do site, fico mto feliz!!

      Excluir