terça-feira, 17 de julho de 2012

Leitura instrutiva

Quando pensamos em leitura, logo pensamos na literatura voltada para o lazer: romance, aventura, ficção, poesia, crônica, etc. – não que esse tipo não seja leitura instrutiva, mas existem aquelas pessoas que são avessas e que não conseguem se prender a esse tipo de leitura e só se envolvem com a leitura informativa ou instrutiva.

Nessa classe literária, existe uma gama de livros muito interessantes: livros voltados ao público, tanto de homens quanto de mulheres, que busca no prazer da leitura o conhecimento de algum assunto. Não estou falando de livros profissionais, mas sim, daqueles que nos introduzem a novos prazeres, ou que nos fazem conhecer a história do mundo que vivemos.

Um ótimo exemplo desse tipo de livros são aqueles sobre bebidas: vinhos, cerveja, whisky... Tem aqueles também sobre charutos, jogos e filosofia que também atraem muitas pessoas.
Se você está buscando aprofundar-se em algum assunto, nada melhor do que um livro conceituado. Abaixo seguem alguns livros desse tipo que indico por saber que são bem instrutivos e completos:
“A Bíblia do Vinho”: Este livro mostra os segredos dos degustadores profissionais e como aumentar seu vocabulário de degustação. A obra abrange todos os aspectos essenciais dos países produtores de vinho, descreve os maiores vinhedos de vinhos finos do mundo e apresenta informações sobre os vinhos de diversas regiões do mundo.


“Larousse da Cerveja”: Obra ilustrada que apresenta a história da bebida, seus ingredientes, o processo de fabricação, detalhes da degustação, variedade de estilos, aspectos gastronômicos, o negócio e outras informações para orientar o leitor neste mergulho no universo da cerveja.

Guia Internacional de Charutos - A Seleção na Arte de Bem Fumar: O guia esclarece todos os assuntos relacionados com charutos, desde a sua história, até a laboriosa produção dos puros feitos à mão, passando por uma vasta soma de pormenores que se podem extrair da caixa que os contém.



Sobre história e conhecimentos gerais indico os livros do escritor Geoffrey Blainey:

“Uma breve história do Mundo”: A obra faz uma retrospectiva da saga da humanidade, resumida desde seus primórdios até os alucinados dias em que vivemos. O livro descreve a geografia das civilizações e analisa o legado dos povos. Você deve se preparar para uma viagem que nunca vai esquecer: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios. Esse fantástico livro vai entrelaçando a história de um povo à história de outro, de modo didático e vibrante. Longe dos formalismos, você será instigado e envolvido a cada página, e entenderá melhor os fatos que culminaram com a nossa realidade atual.

"Uma Breve História do Século XX" traz uma descrição vibrante e apaixonada dos cem anos mais fascinantes da história. As duas maiores guerras, a ascensão e queda dos regimes comunistas, o maior colapso econômico já vivido, o declínio das monarquias e dos grandes impérios da Europa.


“Uma breve história do Cristianismo”: Esse livro reconstrói a longa trajetória da maior religião do ocidente em mais um título da série ‘Uma Breve História de...’ e conta como a doutrina cristã influenciou a cultura ocidental.



Outro livro sobre história da humanidade, que é um ícone e muito bem escrito é “A Cidade Antiga”, de Foustel de Coulanges: Leitura obrigatória para todo aquele que anseia compreender o pensamento dos antigos, origem de termos atuais, de crenças e mitos populares até hoje em voga. Um amplo estudo da religião, da política, das instituições e dos hábitos da época permitem-nos descobrir como foi construída a base da cultura atual. Curiosidades do comportamento das pessoas, da religião e dos hábitos tornam a leitura agradável. A Cidade Antiga foi publicada em 1864 e tornou-se uma obra clássica da historiografia moderna.




Se você é daqueles que além de ter o excelente hábito da leitura e ainda deseja instruir-se e conhecer profundamente a história – seja das bebidas, charutos ou da humanidade, não pode perder esses livros!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário