quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Segredo do sucesso

Qual o segredo do sucesso? Trabalho? Dedicação? Talento? Sorte? Destino? Atitude?

Acredito que o trabalho, dedicação, comprometimento e atitude são indispensáveis para o sucesso, mas a sorte está intimamente ligada ao êxito.

Talento. Uma palavra de origem latina que significa a inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade. Sorte, um quase-sinônimo de destino, exibindo como principal diferença a divisão entre "boa sorte" e "má sorte”.

A concepção de sorte é profundamente enraizada no imaginário popular, interferindo na conduta dos que nela acreditam, conforme a forma em questão. Em muitas culturas, imagina-se que a sorte possa ser obtida através de artifícios mágicos, como ferraduras de cavalo, trevos de quatro folhas, amuletos, etc., confundindo-se muitas vezes com questões relativas à influência de forças do além.

A sorte também pode ser associada ao grau de contatos, ser conhecido ou ainda, conseguir “aquele empurrãozinho”, concordam? A sorte é mais do que isso tudo de imaginário popular... é aquela facilidade que algumas pessoas têm de conseguir as coisas de forma mais fácil que as outras.

Penso que sorte sem talento não adianta de nada, mas também talento sem sorte não alcança  o objetivo. Pense: do que vale alguém ter talento para determinada atividade, se dedica e trabalha duro nela, mas as portas não se abrem, as pessoas não conhecem seu trabalho, ou ainda, sequer tem a oportunidade de mostrar esse talento?

Da mesma forma se a pessoa tem sorte, mas não possui nada de talento... pode até conseguir mostrar sua arte ou ofício, as portas se abrem para ela, mas não agrada e não alcança seus objetivos da forma como é esperado.

Você já pensou nisso? Por isso eu digo que todos precisam de sorte, de oportunidades, não basta talento. Acredito que o segredo do sucesso é ter, em doses equilibradas, talento e sorte. Equilíbrio... palavra chave!


Nenhum comentário:

Postar um comentário