quarta-feira, 14 de maio de 2014

“O Cemitério de Praga”, de Umberto Eco.

Há alguns dias li o livro “O Cemitério de Praga”, de Umberto Eco. Confesso que comprei apenas pelo autor, visto que já tinha lido “O Nome da Rosa” e a obra foi fascinante. Porém, esse livro é bem diferente, ou seja, a leitura é bem diferente: é uma leitura difícil, cheia de nuances e ironias... Não é aquela leitura lúdica, simples e fácil... É necessário concentrar-se para entender completamente o enredo e não perder o foco da história.

 
A história se passa no século XIX, em Turim, Palermo e Paris, cheia de tramas conspiratórias contra jesuítas, maçons, judeus e qualquer grupo considerado uma ameaça. A história alterna os diários de um capitão e um abade.

O personagem principal é o exímio falsário Simonini, um tabelião que falsificava fatos e documentos, os chamados ‘Protocolos dos Sábios Anciãos de Sião’, que supostamente teriam inspirado Hitler com os campos de extermínio, jesuítas que tramam contra os maçons, maçons, carbonários e mazzinianos que estrangulam os padres com as suas próprias tripas. A história conta ainda com um Garibaldi com as pernas tortas, os planos dos serviços secretos piemonteses, franceses, prussianos e russos, os massacres em Paris (onde se comem os ratos), horrendas reuniões por parte de criminosos que planejam explosões e revoltas de rua, barbas falsas, testamentos enganosos, irmandades diabólicas e missas negras.

Já no início do livro eu fiquei bastante impressionada com tanto ódio descrito contra os judeus, padres, alemães, austríacos, maçons, mulheres, italianos, franceses, armênios, turcos... Praticamente contra todo o mundo! E com ricas descrições!

Além disso, na obra há vários relatos dos alimentos, inclusive tem até explicação de como determinados pratos são preparados – o que é um pouco chato. O protagonista trata fatos históricos e ‘heróis’ com desdém e tem horror ao sexo.

Achou complicado? Que nada! Você nem imagina o quanto! Prepare-se: o autor insere até Sigmund Freud!

O autor mescla os ingredientes improváveis num cenário parisiense. A narrativa é inteligente, mas muitas vezes faz o leitor se perder, tanto que o personagem principal pratica atos reais, mas que foram, de fato, exercidos por outras pessoas, deixando o leitor um tanto perdido.

No final do livro, inclusive, tem uma tabela da cronologia da história para ajudar a localização dos fatos no tempo. Segundo o próprio autor, somente o protagonista é fictício, o restante dos personagens da obra existiu realmente.

Para ler esse livro e entendê-lo é preciso prestar atenção e ter senso de humor para perceber a ironia de Umberto Eco. Confesso que eu esperava uma leitura que me prendesse, assim como foi com “O Nome da Rosa”. Em “O Cemitério de Praga” achei o enredo confuso e sem uma história fascinante, clara e precisa como pano de fundo. Na verdade achei uma miscelânea de fatos que confundiram a minha leitura e me faziam perder o foco na história.

Espero que gostem dessa obra. Me perdoem aqueles que adoraram esse livro, mas tenho o compromisso de relatar exatamente o que eu achei de cada obra que li. Não vou simplesmente dizer falsamente que "amei" uma obra somente porque o escritor é famoso, porque todo mundo gostou, ou simplesmente porque o autor representa "cultura". 


A leitura dessa obra é válida, mas ficou aquém das minhas expectativas. Boa leitura!

8 comentários:

  1. Adoro esse livro, já o li duas vezes! Pena que meu exemplar está um pouco surrado.. :/

    www.cafecomletras.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber de outras opiniões! Que bom que vc gostou... eu me frustrei um pouco, mas a leitura é muito válida!! Obrigada por comentar no blog! Seja sempre muito bem-vindo.

      Excluir
  2. Não conhecia o autor, mas o livro parece ser muito bom!
    beijão
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O autor é fabuloso... especialmente em "O nome da rosa" que eu recomendo... Esse tbém é bom, mas exige mais do leitor! Boa leitura e obrigada pela visita e por participar no blog! Seja sempre mto bem-vinda!

      Excluir
  3. não conheicia o livro, mas parece ser muito bom!
    bjuuus

    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro é realmente muito bom e a edição é fantástica! Obrigada por visitar e seguir o blog! Seja sempre muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lisiê! Vi muito esse livro por aí nas livrarias, mas nunca tinha parado pra ler sobre ele. Realmente, "O nome da rosa" deve ser sensacional mesmo (confesso que só assisti ao filme). E gostei da sinceridade ;) hehe.

    bjs!
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog e por comentar! Seja sempre bem - vinda!

      Excluir