segunda-feira, 5 de maio de 2014

Homenagem ao grande poeta Mário Quintana

Há 20 anos, em Porto Alegre - RS, com 87 anos, faleceu o poeta e escritor gaúcho Mário Quintana.


 Eu, como boa gaúcha e (muito) bairrista, ouso dizer que foi o maior poeta de todos os tempos! Respeito todos os demais poetas – todos têm seu valor e sou apaixonada por muitos outros, mas peço licença para essa ‘paixão’, pois Quintana... é Quintana!

Escreveu Quintana: 

"Amigos não consultem os relógios quando um dia me for de vossas vidas... Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida - a verdadeira - em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira"
.

Mario Quintana gostava de brincar com a morte:

"A morte é a libertação total:
a morte é quando a gente pode,
afinal, estar deitado de sapatos".
  
Outros poemas do inesquecível Quintana:

Poeminho do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Bilhete
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

A Rua dos Cataventos
Da vez primeira em que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.
Hoje, dos meu cadáveres eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada.
Arde um toco de Vela amarelada,
Como único bem que me ficou.
Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada!
Pois dessa mão avaramente adunca
Não haverão de arrancar a luz sagrada!
Aves da noite! Asas do horror! Voejai!
Que a luz trêmula e triste como um ai,
A luz de um morto não se apaga nunca!
Esperança
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…


...Quintana deixou saudades... Porém, poetas dessa grandeza nunca nos deixam: vivem em nossos corações.

8 comentários:

  1. Grande poeta...
    Estou seguindo seu blog, se puder retribuir...
    Um beijo
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! Vou no seu blog agora mesmo! Seja sempre bem - vinda!

      Excluir
  2. Oi, Lisiê!
    Obrigado por visitar o meu blog. Fico feliz que tenha gostado.
    Estou seguindo o seu também. O Quintana é muito bom mesmo. Deixou grandes escritos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O poeta que eu mais gosto é o Carlos Drummond de Andrade, mas reconheço que o Mário Quintana também tem o seu valor. E os poemas dele também são muito bons!

    Minhas Impressões


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar e comentar no blog! Seja sempre muito bem-vinda!

      Excluir
  4. Gostei muito, adoro poesias, pena que não vi esse post antes, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Seja sempre bem - vindo! Um grande abraço!

      Excluir