segunda-feira, 31 de março de 2014

Dica de leitura! "A Estrada da Cura”, Neil Peart. Editora Belas Letras.

Envolvente, cativante e diferente do que costumamos ter em biografias, esse livro é uma viagem pelo Canadá, Alasca, Estados Unidos, México, pela vida e alma de Neil – o baterista da famosa banda Rush.

Depois que Neil perdeu sua filha e sua esposa, viu-se sozinho com apenas 45 anos e sem vontade para nada. Como ele mesmo se intitula: virou um fantasma. Para fugir das lembranças que ardiam, tentar esquecer-se do sofrimento, ou ainda, para tentar transmutar tanta dor em algo proveitoso, ele usou de algo que até então era apenas um hobby e o transformou em sua ‘cura’: pegou sua moto e saiu em uma viagem sem destino fixo. Fez 90 mil quilômetros numa viagem que não era uma jornada, mas um exílio desesperado e inquieto (como ele mesmo descreve), juntando os cacos de sua vida dilacerada.

O livro descreve todas as paisagens e sentimentos de Neil. Nós leitores nos sentimos na ‘carona’ de sua moto e dá pra ter o gostinho da aventura que foi essa viagem. A descrição de detalhes é bem rica e conseguimos sentir até o frio dos lugares por onde ele passou! Apesar da riqueza dos detalhes da viagem e dos desabafos sentimentais e psicológicos de Neil, a leitura não é nada maçante, inclusive ele faz comentários que eu sequer pensaria, tais como a respeito de troca de óleo, das pastilhas de freios, da mecânica da moto, etc. Certamente essas partes os homens vão se deliciar! Enfim, é um livro escrito por um homem, e, portanto, tem a visão masculina ali impressa.

Além do relato da viagem de motocicleta, o livro conta com muitas cartas enviadas a amigos que o ajudaram nessa luta diária para minimizar as cicatrizes, descrições de passeios por reservas naturais, caminhadas por trilhas, descrições dos hotéis, restaurantes e com trechos de seu diário pessoal. Outra coisa interessante é que Neil sempre tinha livros junto de si, sempre os lia, os indicava e enviava a amigos.



As partes em que Neil coloca suas emoções, ou seja, nos momentos que faz o desabafo emocional, ele não é pedante, nem cansativo. Na verdade essa parte emocional é bem leve e eram as que eu mais me interessava, pois era possível colocar-se no lugar dele, sentir a profundidade dos sentimentos, as suas angústias e vibrar ao perceber os primeiros sinais de sua “cura”. 

Foi gratificante saber que ele conseguiu superar a total ausência de entusiasmo e motivação depois de perder tudo que era realmente importante e conseguiu dar um novo rumo a sua vida.

O final o livro é encantador! Na verdade, o rumo que Neil conseguiu dar a sua vida foi encantador: transformou toda a dor em renascimento. O livro é um relato de como Neil fez para continuar vivendo depois de tanta tragédia, é a biografia de um homem que deixou de ser um fantasma e reencontrou a vida.

Recomendo essa obra, sobretudo para que percebamos que a vida continua, que temos nossa missão aqui e que não podemos deixar que os percalços da vida nos tirem a fé e o foco dos nossos ideais.

Boa leitura!


4 comentários:

  1. O livro parece mesmo excelente. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Sil! É mto bom mesmo e traz uma linda mensagem... o final é encantador!! Bjos e obrigada por participar no blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou com esse livro encostado na estante há um bom tempo, acho que por medo de me decepcionar por ele ser uma "autobiografia".
    A sua resenha mudou um pouco a minha opinião, gostei de saber que o autor realmente se curou na estrada, além de trazer uma mensagem.
    Vou dar uma chance ao livro.
    Beijos!
    Ananda.
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, você vai gostar da forma como ele trata a dor e como se recupera de tantas perdas. Muito interessante ver como um homem relata a dor e a sua redenção! Obrigada pela visita e seja sempre muito bem-vinda! Vou visitar e seguir seu blog!

      Excluir