sábado, 23 de março de 2013

Estamos na Quaresma. Você sabe o que ela significa?



A quaresma é o tempo de conversão para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. É um tempo de reflexão, é um convite a mudar de vida e praticar boas obras.

Mas o que é pecado? Respeitando todos os credos, pecado para mim é tudo aquilo que faz mal ou prejudica alguém.

A Quaresma dura 40 dias, por isso tem esse nome e começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.

Curiosidade sobre os 40 dias: A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia: é falado dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se constitua em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.


Sem nada de fanatismos ou de exageros, penso que a quaresma deve ser um tempo de repensarmos nossas atitudes e mudarmos comportamentos no intuito de sermos cada vez pessoas melhores. É muito comum nessa época as pessoas mais fervorosas fazerem penitências. Penso que aos olhos de Deus as boas atitudes são mais importantes do que nos penitenciarmos de algum modo. Até porque Deus é bondade e não quer seus filhos sofrendo, concordam comigo?

Na sexta-feira santa, dia da paixão de Cristo, é muito comum a prática da abstenção da carne vermelha, em respeito ao sofrimento de Jesus. Mais uma vez, acho que as boas obras, a caridade e o amor ao próximo valem mais do que seguir a essa regra. Não me entendam mal e não quero criar polêmica! Até porque eu também sigo essa regra... e acho que ofertar um “sacrifício” (pra mim, apesar de ser gaúcha, não é sacrifício nenhum me abster de carne... então eu me abstenho de doces neste dia, além da carne, claro, pois doces são minha perdição) nos faz, ao menos, pensar em muitas coisas.

Na verdade acredito que tudo que fazemos com boa vontade e amor é o ideal e nos torna pessoas melhores...

Por isso, cada um com sua crença, mas que aproveitemos a quaresma para a cada dia sermos pessoas melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário