sábado, 7 de julho de 2012

Socorro!! TPM!

Não! TPM não significa “treinada para matar”, mas quase isso! A mulher que nunca teve uma bela Tensão Pré-Menstrual que atire a primeira pedra!

Tensão Pré-Menstrual é a tortura das mulheres a cada mês e é uma síndrome caracterizada por irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como, por exemplo, dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia.


A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio e/ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas de tristeza e nervosismo.

Mais do que sintomas desagradáveis e muitas vezes até engraçados, devido à grande irritabilidade sem um motivo claro, existem causas médicas que podem causar e piorar a TPM: anemia, distúrbios autoimunes, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doenças do colágeno... Por isso fique atenta!

Mas não é só a mulher com TPM que sofre... Os familiares e amigos sofrem junto, pois a mudança de humor é inacreditável! Em geral, e principalmente os maridos vão concordar comigo, as mulheres ficam doidas! Isso mesmo! Qualquer coisa é motivo pra irritação, até coisas banais que em outros tempos não surtiriam nenhum efeito.

Se você sofre desse mal, cuidado para não magoar as pessoas, pois ninguém tem culpa dessa situação. No trabalho, atenção redobrada, pois os colegas não têm nada a ver com seus problemas hormonais!

Existem tratamentos que amenizam e até acabam com os sintomas. Chá de camomila pode amenizar a ansiedade e a irritação. Remédios homeopáticos também podem resolver o problema. Toda mulher deve buscar ajuda para equilibrar os hormônios e eliminar os sintomas.
Para muitas mulheres o consumo de chocolate ajuda a suportar essa fase. O chocolate como eu já falei aqui em outro post, estimula o cérebro na liberação de serotonina – aquela substância relacionada com a felicidade e o bem-estar. Os exercícios físicos regulares também amenizam os sintomas. Alguns alimentos também prometem auxiliar nesse problema, são eles: brócolis, beterraba, grão-de-bico, arroz integral, salmão, sardinha.




Se você sofre desse mal, ou conhece alguém com esse problema, procure auxílio médico, pois existe solução e ninguém precisa sofrer com isso a vida inteira!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, Lili!! Existe tratamento e eu digo isso por mim mesma... uma vez eu tinha uma TPM insuportável... agora amenizou bastante e quase não tenho - tenho alguns meses apenas e os sintomas são bem sutis... não sofro mais e ninguém percebe!! Bjão, obrigada por comentar, por acompanhar o blog e por segui-lo!

      Excluir
  2. lendo e rindo... com pena do meu marido já que é o meu alvo mensal preferido. Quando passa, eu realmente me compadeço. Costumo avisar nos dias mais críticos que é melhor ele se abraçar com uma jararaca que é menos perigoso hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah amiga... rindo pq não estamos na TPM né?? Pq nos meus dias de auge da TPM nem eu me aguentava!! Mas depois de vários tratamentos... estou bem melhor! eheheheh.. Pobre do Ricardo, no teu caso! O teu alvo "preferido"!! ahahahhahahah... Adorei o comentário! Obrigada por participar do blog! Bjs

      Excluir