segunda-feira, 9 de julho de 2012

Simplesmente o melhor docinho do mundo!

Para quem é chocólatra como eu, um docinho que leva chocolate é uma dádiva! O meu doce preferido, sem dúvida, é o “Brigadeiro”, ou “Negrinho”, como é chamado aqui no Rio Grande do Sul!

Esse doce brasileiro foi criado na década de 40 em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da república. Foram feitas festas para promover a candidatura, onde foram servidos os “Docinhos do Brigadeiro”. Assim foi adotado o nome “Brigadeiro” para o docinho feito com chocolate. Para mim, que sou gaúcha, quando falam em “Brigadeiro”, nem associo ao doce que tanto gosto... Pra mim será sempre o costumeiro “Negrinho”!!

Esse doce mistura ingredientes saborosos e tem uma textura deliciosa e incomparável, que só de pensar, já me dá água-na-boca!
A receita é super simples e pode ser feita até no forno microondas – principalmente se for para comer de colher, bem molinho! Se for para enrolar e confeitar, recomendo fazer na panela para conseguir uma consistência mais firme.
Receita básica:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
5 colheres de sopa de Nescau ou 3 colheres de sopa de chocolate em pó
chocolate granulado para enfeitar as bolinhas

Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa com uma colher de pau, sem parar, até que o doce comece a desgrudar do fundo da panela. Se for fazer no microondas, coloque todos ingredientes em um refratário alto por 5 minutos, na potência alta – parando o cozimento na metade do tempo para uma rápida mexida.


Deixe esfriar bem (se resistir e não começar a comer!! ahah), então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e passe-as em chocolate granulado (ou a variação de seu gosto). Coloque nas forminhas e sirva!

A receita tradicional é facílima, mas podemos inventar diversas variações! Basta alterar a cobertura pra se ter um novo tipo: prove com coco ralado, chocolate granulado branco, castanha-do-pará, nozes.  Acrescente à receita 50 g de geleia de pimenta e terá brigadeiro com pimenta!

Se você não é fã de chocolate, pode fazer o “Branquinho”, que nada mais é do que o “Negrinho” sem chocolate! Acrescente à receita básica uma gema de ovo e retire o chocolate. Fica uma delícia também!






Para fazer Brigadeiro de café, basta acrescentar à receita básica 1 colher de café solúvel em pó, e para enrolar use café moído.


Para fazer Brigadeiro de amendoim... (hummmm... essa receitinha me lembra os docinhos da minha mãe, que na sua “santa inocência” os escondia de mim, quando eu era pequena, no aparador da sala de jantar... até parece que eu nunca os achei! ahah) basta acrescentar à receita básica uma xícara de amendoim torrado e moído! Fica “dos deuses”!

Brigadeiro de copinho: basta acrescentar 1/2 lata de creme de leite sem soro à receita básica depois de pronta. Coloque nos copinhos, enfeite e sirva!

Brigadeiro casadinho, de uva, de passas, de licor, de cereais, de cereja, de nozes, de castanha, de morango, de cenoura, de coco: basta acrescentar à receita básica o ingrediente de sua preferência. Use a criatividade e delicie-se!! Você pode fazer maravilhas...


Espero que gostem desse post e provem essa delícia... Vocês não imaginam o quanto foi difícil para eu escrever esse texto... Sou totalmente fascinada por esse docinho... o meu predileto é o tradicional... se eu contar as histórias familiares que já se sucederam por conta desse doce... ninguém ia acreditar!

Aproveitem essas dicas e receitas! Façam e me contem o resultado! Bom apetite!!

20 comentários:

  1. olhando, lendo e salivandoo... oooowww vontade! mas me atentou aquele com morangos dentro! beijoo amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale amiga... sabe como eu sou fissurada por esse docinho "dos deuses", né???? Imagine o quanto foi difícil fazer o post... ehehehh... Bjo e obrigada por comentar, acompanhar e seguir o blog!

      Excluir
  2. humm fiquei curiosa acerca do brigadeiro com pimenta, você já fez? aprovou?? acho que vou arriscar qualquer dia desses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não fiz o de pimenta... mas logo vou fazer, daí te conto! Tu tens receita de geleia de pimenta? Se não tiver, avisa que eu tenho uma ótima! Bjoooooo amiga e obrigadão!!!

      Excluir
  3. amiga não tenho não, achei que tinha que comprar pronta. Então se tu me passar agradeço desde já.. um beijãooo

    ResponderExcluir
  4. Amiga, a geleia tem pronta... mas é difícil encontrar uma que não tenha como "base" a maçã... daí parece geleia de maçã apimentada... ahaha... enfim, depois de muito provar, encontrei apenas duas marcas que a geleia pode-se dizer boa mesmo... mas é difícil de achá-las e são mais caras... Procurei então por uma receita... depois de testar várias, cheguei a uma que adooooro! Vou te mandar por e-mail!! Bjo e muito obrigada por participar do blog!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Delícia mesmo!! Eu sou fissurada!!! Bjs e obrigada por participar, acompanhar e seguir o blog!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Delícia, né?? Os Brigadeiros da tua mãe são inesquecíveis, Flávia!! Bjo e obrigada por participar, comentar e seguir o blog!

      Excluir
  7. Huuuum... a materia desse post esta simplismente deliciosa!!! Meu dia nao sera + o mesmo ate eu providenciar um "negrinho"... fiquei com agua na boca!!!
    O jeito + eficaz sera na hora de ir na padaria para comprar meus cacetinhos para o cafe da tarde, tbem comprar uns negrinhos para saciar o desejo que brotou ao ler seu post Lisie... hehehehe
    Beijao ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí... os "negrinhos" são irresistíveis!!! Pra mim é, sem dúvida, o melhor docinho!! Bjos e obrigada por participar, seguir e comentar o blog!

      Excluir
  8. Concordo com vc em genero, numero e grau... negrinhos sao os the best!!!
    Mas gostaria de corrigir uma palavra que escrevi errado acima: "simplesmente" com E!! Na falta de atencao, impulso e pressa, acabei escrevendo errado... e ao reler chegou a doer meus olhos...
    Fica a sugestao para um novo post amiga: dicas e curiosidades sobre a lingua portuguesa/ortogtafia. Bjos

    ResponderExcluir
  9. The best mesmo!!! ahahah... Corrigido amiga... eu tbém sou como tu... qdo leio algo e me dou conta que me enganei, doem meus olhos! hahahah... Mas nem esquente a cabeça, pois eu não tinha reparado no teu erro de digitação... isso acontece!! Obrigada pela sugestão... mas acho que vou ter de estudar pra isso, né, pois a gente nunca sabe o suficiente!!! Bjo e mto obrigada por participar do blog! Bjãooooo...

    ResponderExcluir
  10. Lisi!!! Pra fazer o branco no micro. Tu falou para juntar 1 gema, tenho que bater a gema separado antes de misturar com os outros ingredientes???? Pergunto porque tenho medo de ficar embolorado o negrinho, pedacos da gema no branquinho. Bjosss

    ResponderExcluir
  11. Lisi!! Pergunta. No branquinho, precisa bater a gema antes de misturar com os outros ingredientes??? Pergunto porque tenho medo de ficar embolorado, tipo com pedacos da gema no branquinho. Bjossss

    ResponderExcluir
  12. Lili, na verdade para não ficar aquelas bolinhas que às vezes formam, coe a gema! Batê-la não sei se adianta!! Bjoooo e bom apetite... depois me conte se deu certo! Obrigada por participar do blog!

    ResponderExcluir
  13. Que delícia Lisi!
    Eu ainda tenho uma dica!Eu cozinho a lata de leite condensado na panela de pressão,uns 40 minutos depois que começa a chiar e depois eu faço o negrinho com esse leite condensado.muito Bom!

    Bjosssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Mi! Nunca fiz assim! Vou provar! Adorei a dica!! Bjão e obrigada por participar, seguir e comentar o blog!! Bjos!

      Excluir