domingo, 29 de julho de 2012

Gnocchi da Fortuna!




Hoje, dia 29, para quem quer ter sorte e dinheiro no bolso, é dia de comer gnocchi! É o Gnocchi da Fortuna, segundo a cultura e tradição italiana!






A tradição de comer gnocchi nos dias 29 teve origem na Itália. Conta-se que no dia 29 de algum mês e de algum ano, São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava faminto em um vilarejo. São Pantaleão bateu na porta de uma casa e pediu comida. A família, que era grande e pobre, não tinha muita comida. Apesar disso, eles dividiram o seu gnocchi com o andarilho restando apenas sete massinhas de batata para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a ajuda e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, o dia 29 de cada mês ficou conhecido como o dia do Gnocchi da Fortuna.



Por conta dessa versão muitos praticam o ritual de comer o Gnocchi da Fortuna da seguinte forma: colocam dinheiro embaixo do prato, comem os primeiros sete gnocchi em pé, fazendo um pedido para cada um deles. Alguns acreditam que para dar sorte o dinheiro deve ser guardado, outros que o dinheiro deve ser gasto... Outros dizem que é necessário fazer a seguinte oração: “São Genaro, estou comendo estes gnocchi para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”.




Agora que já sabemos da história e do ritual a ser seguido, vamos à receita!

1 kg de batatas cozidas, descascadas e esmagadas
2 ovos inteiros

farinha de trigo até dar ponto
leite até dar ponto

Misture todos os ingredientes. Faça rolinhos da grossura de um dedo, polvilhando farinha de trigo, se necessário. Corte os gnocchi com 1 cm de comprimento e esmague-os no meio (com o dedo) do jeito como manda a verdadeira culinária italiana e cozinhe em água salgada fervente, até que eles subam.
 
 

Escorra e sirva com queijo ralado, salsinha e o molho da sua preferência.



Espero que gostem dessa receita!
Bom apetite e fortuna para todos!


12 comentários:

  1. Respostas
    1. Delícia mesmo, Nati!! Obrigada por participar e comentar o blog! Bjs!!!

      Excluir
  2. Nossa, eu não sabia dessa tradiçao, logo eu que adoro Gnocchi, {Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Sim, o gnocchi da fortuna é uma grande tradição italiana... e é mesmo uma delícia, né? Obrigada por participar do blog! Se puderes segui-lo ficarei bem feliz: basta clicar ali onde diz "participar deste site" e ir confirmando até o final!

      Excluir
  3. Eu amo nhoque, faço de mandioca tmb!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Mi! Que legal, eu não conheço de mandioca! Vou querer a receita! Bjs e obrigada por comentar o blog... Se puder segui-lo vou ficar mto feliz!

      Excluir
  4. aaaah eu amo gnocchi!!! nem sabia dessa tradição da fortuna, muito legal! eu comi dia 27, será que ta valendo? hahaha beijos

    ResponderExcluir
  5. ahahahhah... quem sabe vale Nath, pq na verdade o segredo pra felicidade é viver bem, não é mesmo?? E a fortuna... ela vem com o tempo... e também é muito relativa, né?? Afortunado pra mim é aquele que tem um amor pra encher o coração, amigos pra sorrir, família pra se aconchegar, saúde para viver... e por aí vai! Bjão e obrigada por participar do blog!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro gnocchi!!Já conhecia a tradição só não lembrei e pena q não consegui ver seu recado antes,agora já passou hehe acho vou fazer amanhã se vale da minha filha uns dias antes vai valer o meu uns dias depois haha, bjus prima

    ResponderExcluir
  7. ahahah Prima!!! Como eu disse pra Nath... eu acho que vale sempre a intenção, né?? Bjão prima... tu não imagina como fico feliz em ver vc e a Nath participando do meu blog... Obrigada de coração!! E o blog dela prima??? Um arraso, né???? Eu amooooo d+++++!!!! Bjãooo

    ResponderExcluir
  8. prima.. tem selinho pra vc lá no blog!

    http://charmynail.blogspot.com.br/p/selinhos.html

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei o selinho!!!! Obrigada!!! Bjs! (só não sei como colocar no blog!)

    ResponderExcluir