terça-feira, 17 de março de 2015

Dica de leitura: “Testemunhos da Infâmia - Rumores do Arquivo”, organizado por Tania Mara Galli Fonseca, Carlos Antonio Cardoso Fillho e Mário Ferreira Resende. Editora Sulina.

Essa obra da Editora Sulina trata de temas filosóficos da vida à luz da psicologia e da psicanálise. O livro traz textos de profissionais da área que vivenciaram diversas situações junto a doentes mentais, prostitutas, usuários de drogas, e analisaram os sentimentos de forma clara e profunda. A obra nos faz refletir sobre a vergonha de situações existentes, mas que preferimos fechar os olhos, para que o sentimento triste não nos atinja – como se isso fosse possível.

Os textos dão voz àqueles que sempre foram “representados” por outros: prisioneiros, loucos, drogados, prostitutas, a partir dos cenários da infâmia que os rodeiam, como o dos presos da ditadura militar ou do território da prostituição.

O livro mostra situações críticas e busca significados para sentimentos vivenciados pelos indivíduos que não têm outra opção senão de submeter-se. Os testemunhos contidos na obra nos fazem olhar para vidas que não imaginamos e a infâmias que muitos estão submetidos por simples falta de opção, pois não diria que é falta de coragem mudar essas situações tão limítrofes, visto que a mudança teria de ser bastante radical e não dependeria apenas de vontade - é preciso estrutura para tanto.

Nesse livro nos deparamos com situações corriqueiras para esses indivíduos – mas nem por isso menos tristes, que foram testemunhadas por pessoas que trabalharam nas instituições ou que buscaram conhecer as reais situações diárias desses locais a fim de analisar e humanizar essa vivência.

Confira mais detalhes na fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

Boa leitura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário