segunda-feira, 30 de março de 2015

Dica de Leitura: “O Beijo na Parede”, Jeferson Tenório. Editora Sulina.

Há algum tempo vi esse livro no site da Editora Sulina e fiquei muito curiosa. Ao ler fui arrebatada. A linguagem simples me cativou, parece que o autor está conversando conosco e a história prende do início ao fim. Nem preciso dizer que li em apenas uma noite, pois não dá pra dormir sem saber o final! Essa bela edição da Editora Sulina é muito interessante e trata de temas doloridos de forma delicada e envolvente.


O livro trata da história de João, que com apenas 11 anos se vê órfão: perde a mãe por um câncer; se muda para Porto Alegre com seu pai, que logo se suicida – aqui já enfrentamos um tema super devastador. Assim o pequeno João e se vê obrigado a enfrentar a vida sozinho, a superar os abandonos mundanos e precisa amadurecer precocemente.


A história trágica do menino órfão que vem morar no Rio Grande do Sul toma rumos inesperados e a condução de sua vida surpreende. Diante de tantos abandonos materiais e emocionais, João consegue sobreviver e nas entrelinhas ainda podemos sentir a carga psicológica e filosófica da narrativa e a descrição de como o jovem teve de amadurecer de qualquer jeito e da melhor maneira possível.

 Não pense que o livro tem uma narrativa pesarosa e enfadonha. A história nos faz refletir sobre muitos aspectos da vida, os abandonos que todos nós de uma forma ou outra também sofremos, as violências que muitos estão expostos, a fome, a incerteza do amanhã, a fé, a sexualidade. Nesse contexto ele ainda consegue falar sobre educação e assim insere os livros na trama e em sua vida.

O Beijo na Parede” é o primeiro livro Jeferson Tenório e ele conseguiu cativar o leitor pela sua narrativa fascinante e envolvente. Gostei muito tanto do tema, como a forma que ele tratou as questões de forma delicada e ao mesmo tempo direta.

Esse romance foi premiado com o troféu "Livro do Ano" - 2014 - AGES (Associação Gaúcha de Escritores). Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

Recomendo a leitura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário