segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Santiago – o que você não pode perder

Claro que em uma semana você não irá conhecer toda cidade de Santiago, mas certamente terá uma bela experiência e quase se sentirá um(a) santiaguino(a) - assim como eu me senti!

Como já mencionei no post anterior, eu me apaixonei por Santiago – cidade linda, acolhedora, que mistura antigo com moderno, super organizada, progressista... A cidade é cortada pelo Rio Mapocho que na verdade são as águas do degelo da Cordilheira dos Andes. Enfim... abaixo seguem minhas dicas de passeios.

Mapa e roteiro em mãos, vamos lá!

1º) Centro histórico (de metrô desça na estação Universidade de Chile)

Comece o passeio pela Plaza de la Constitucion e Palácio La Moneda – às 10h, um dia sim e outro não, tem a troca da guarda (pesquise no site http://www.gob.cl/la-moneda/cambio-de-guardia/ para ver se será dia de troca da guarda). Dura cerca de 40min e é imperdível!


Depois passeie a pé pelas ruas do centro: vá pelo Paseo Ahumada (calçadão arborizado) em direção à Plaza de Armas, você passará por diversos prédios históricos e lindos: Palácio dos Tribunais, Casa da Moeda, Banco Nacional do Chile... Fique atento, é tudo muito lindo! 


Banco do Chile


Catedral Metropolitana
Durante essa caminhada, certamente você verá diversos cafés. Repare em especial no Café Haiti – é o famoso “Café con piernas”, que nada mais é do que uma cafeteria em que só moças com vestidos curtíssimos e colados ao corpo atendem. Nada ‘demais’, mas ficou famoso. 




A Plaza de Armas é o marco zero da cidade, é linda e arborizada (quando estivemos lá ela inclusive estava sendo revitalizada). 

À frente da praça tem a Catedral Metropolitana: simplesmente maravilhosa! Gigante, cheia de esculturas e de história. Faça um tour até o fundo e veja que embaixo do altar tem uma escada, ao descer tem uma espécie de mausoléu dos bispos. Muito interessante.
Interior da Catedral Metropolitana - altar

Ainda na Plaza de Armas você verá o prédio dos Correios que sinceramente é o correio mais lindo que já vi! Ao lado, tem a prefeitura de Santiago e a casa de cultura, muito bonitos, mas nada que se compare aos correios.

Siga pelo Paseo Estado (que é paralelo ao Paseo Ahuamada) e vá em direção ao Mercado Público (eles chamam de Mercado Central). A indicação de muitos sites é de que você almoce ali e prove o “cetolla” que é um caranguejo gigante. Mas, sinceramente, eu achei o mercado meio confuso! Enfim, não almoçamos ali, apenas compramos imãs de geladeira para minha coleção!

No mercado público tem uma loja especializada em lapislazuli – pedra azul fosca que só tem no Chile e no Afeganistão. Eu estava empolgada para comprar alguma coisa com essa pedra, mas me frustrei: a pedra é muito bonita, mas achei o design das peças um tanto sem charme (olhei em outras lojas pela cidade também, mas o design era sempre seguindo o mesmo estilo). Assim, não comprei, mas isso é muito pessoal.

Volte caminhando pelo passeio Estado ou Ahumada até a Universidade do Chile, pegue à esquerda na Av. Providência e você já verá a Iglesia de San Francisco.

Ruas Londres e Paris
Atrás da Igreja tem as Ruas Londres e Paris que são completamente inusitadas! São duas ruas que parecem ter ficado paradas no tempo: ao mesmo tempo que você está na Av. Providência com toda a modernidade de uma metrópole, ao entrar nessas ruas você se depara com ruas de calçamento, postes de iluminação antigos, calçadas pequenas, pequenos comércios e prédios com arquitetura antiga. São apenas duas quadras dessa charmosa viagem ao passado... Não espere muito dessas ruas: são apenas duas quadras e poucas coisas para ver, mas já que você está ali... não deixe de ver!

Continuando pela Av. Providência e siga em frente em direção ao Cerro Santa Lucia. Em seguida você verá o mais imponente dos prédios: a Biblioteca Nacional de Chile. A visita é indispensável... a construção é incrível! Fiquei um pouco frustrada, pois queria ver os livros, mas pelo visto a modernidade chegou ali também: você se dirige a um terminal de computador, escolhe o livro e pede à atendente... ou seja: ter contato com as grandes estantes de livros... nada! Mas é lindo e vale a visita!


Biblioteca Nacional

interior da Biblioteca Nacional

interior da Biblioteca Nacional
Pela Av. Providência, cerca de mais 1 ou 2 quadras você estará aos pés do Cerro Santa Lucia. Suba (são uns 15 min de caminhada leve – escadas) e no topo você terá uma visão linda da cidade. Importante: não senti medo de assalto em nenhum lugar de Santiago, mas ali no Cerro Santa Lucia fiquei um pouco apreensiva, pois seria um lugar perfeito pra isso acontecer. Não vi policiamento e há pouquíssimos estabelecimentos comerciais: no pé do morro tem uma loja de artigos precolombinos e no terraço tem tipo um trailer que vendia bebidas e o famoso “Mote com huesillos” que é uma bebida de pêssego com trigo – beba e coma o trigo! É bem gostoso, na verdade vale por um lanche e é bem doce!

Mote com Huesillos
Cerro Santa Lucia
Esse passeio pelo Centro Histórico de Santiago foi um pouco cansativo, pois andamos das 9h até às 15h e tínhamos medo que não desse tempo... mas valeu muito a pena. Indico que você faça esse passeio num dia só (como nós fizemos) até porque todos os pontos são bem próximos, mas faça com calma (para não cansar), pois dá tempo de ver tudo!

2º) visita à Vinícola Concha y Toro

É a maior vinícola do Chile. Tem que agendar antes através do site: www.conchaytoro.com/web/tour/!lang=es  Fizemos o tour tradicional, que custou 8.600 pesos ou 18 dólares. Almoçamos no Wine Bar (restaurante da vinícola) e super indico: maravilhoso! Aproveite para provar o ceviche como entrada (peixe cru marinado), que é muito bom. O salmão com arroz verde é ótimo! Recomendo!

Entrada da Vinícola


Casa de Don Melchor

Adega Casillero del Diablo
Para fazer esse passeio você pode contratar o serviço de van, ir de táxi, ou de metrô. Nós fomos de metrô e foi super tranquilo: na Estação Tobalaba (linha vermelha) você pega a linha 4 (azul). Desce na Estação Las Mercedes, depois pega o metrobus 70, 80 ou 81. Peça para o motorista lhe avisar o ponto para descer. Bastará andar cerca de 30 metros e você estará na vinícola. De metrô + ônibus levamos cerca de 1h para chegar e foi bem fácil e tranquilo.

3º) visita à Casa Museo La Chascona (casa de Pablo Neruda) e Cerro San Cristóbal (de metrô desça na estação Baquedano)

La Chascona
A casa de Pablo Neruda começa as atividades às 10h, Chama-se "La Chascona" em homenagem a sua terceira mulher, Matilde, e significa "a descabelada". O tour não é com guia físico, mas você recebe um aparelho com áudio e vai ouvindo a explicação cômodo por cômodo  - custou 4.000 pesos chilenos por pessoa (cerca de R$ 20,00/pessoa). A casa é inacreditável! Como o maior poeta chileno morou em uma casa tão... como posso dizer? ...Atrapalhada?!? O teto é baixo e curvo, as portas minúsculas (tanto baixas quanto justas), cheia de objetos coloridos, cheio de bibelôs, coleções por toda parte... Na verdade a casa é um excesso de tudo e muito engraçada com seus cômodos dispersos e com um jardim no meio (mas não é um jardim de inverno, é um pátio mesmo). Na biblioteca dele tem alguns manuscritos.

vista de Santiago - Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal é cerca de uma quadra da casa de Pablo Neruda, dali você pode e deve ir a pé. Esse passeio do Cerro San Cristóbal é imperdível! 

Para subir, você pode pegar o funicular (uma espécie de trem) ou pode subir a pé ou de bicicleta, mas aí são 6 km! Haja preparo físico!! 

Nós subimos com o funicular que custou para duas pessoas 5.200 pesos chilenos ou cerca de R$ 26,00. Confesso que senti um pouco de medo – vá no primeiro carro de cima na subida e no último carro de baixo na descida para ter mais emoção (se é que precisa!!) Você pode ir no zoológico se quiser (tem que ser na subida), mas nós fomos direto à Terraza Bellavista e não nos arrependemos. 

A vista é magnífica!! Tem muitas barracas de recuerdos e de venda de mote com huesillos. No topo tem a Madre de Santiago. Para esse passeio você precisará de em torno de 1h e 30min. Se você for aos domingos, como nós fizemos, você verá muitos ciclistas, pois o costume de lá é de passear no cerro aos domingos e beber o mote.

Vista do Cerro San Cristóbal: cidade de Santiago e Cordilheiras dos Andes

4º) Valle Nevado e Farellones

Neves eternas - Valle Nevado
Fizemos esse passeio com van que nos pegou no hotel: super prático. A única parte ruim é que ficamos pouco tempo na Estação Valle Nevado, tudo bem que só tinham as neves eternas e sem possibilidade de esquiar, mas como queríamos fazer compras numa lojinha bem simpática que tinha lá e ainda almoçar, foi tudo meio corrido!







O passeio é muito lindo! Apesar do Valle Nevado estar à apenas 62 km de Santiago, quando você já se cansou de tantas curvas o guia avisa que a partir de então teremos as famosas 60 curvas até a Estação Valle Nevado (inclusive tem as placas contando a cada curva)! Muita gente enjoa, então se você tem facilidade para passar mal, já providencie seu remedinho... Ah, e leve chicletes, pois devido à altitude a maioria sente um certo desconforto nos ouvidos que mascando chiclete passa.

Chegamos a 3.000m de altura e senti um pouco de dificuldade para respirar, mas nada grave. O visual durante todo o passeio é incrível. Em janeiro não tinha neve pela estrada, somente as neves eternas em cima do pico, mas mesmo assim, a vista é deslumbrante!! Não era frio, o sol estava escaldante, mas tinha um vento gelado... Senti até um pouco de dor de ouvido!


Prepare-se: se a comida na cidade de Santiago já é cara e ruim, ali é ainda pior: caríssima e com pouquíssima opção! Esse passeio começou às 8h, retornamos às 16h e é imperdível seja qual época do ano você for.

5º) Valaraíso e Viña del Mar

Relógio das Flores
Recebemos indicações de que deveríamos alugar um carro para poder aproveitar bastante a praia. Assim, deixamos de contratar o passeio com van e locamos um carro. Além de termos gasto bem mais (a locação custou 100 dólares, mais a gasolina) não tinha muito o que fazer nas cidades litorâneas. Por isso, indico fazer o passeio com van. 

Viña del Mar é uma cidade grande, muito ao contrário do que eu esperava! O Oceano Pacífico é simplesmente impossível de se tomar banho (pelo menos ao meu ver)! 

Coloquei o pé na água e fui surpreendida por uma onda que me molhou até os joelhos: gritei com o frio da água! Ao mesmo tempo que vimos pessoas de jaqueta de couro e tomando cappuccino na orla, vimos pessoas tomando banho de mar! Passeie pela orla, vá até a Playa de Reñaca e ao Relógio das Flores.

chegando em Viña del Mar
Viña del Mar

Valparaíso é um grande porto. Muito maior do que eu imaginava e cheio de casas coloridas. Tem os elevadores para subir e ter a vista da cidade, mas não nos aventuramos. O trânsito nestas duas cidades é bem movimentado e é quase impossível de estacionar.






Plaza Sottomayor - Valparaíso


Costanera Mall
6º) Se você está em busca de compras, Santiago dispõe de vários shoppings e até de outlet. Vou indicar apenas dois shoppings que foram os que eu mais gostei: Costanera Mall – shopping novo e maravilhoso no Bairro Providência. É um shopping imenso e sobre ele tem uma torre de salas comerciais de 55 andares; e o Shopping Parque Arauco – além do prédio em si, ele tem várias lojas no entorno, com uns jardins e chafariz no meio. Prepare-se para andar bastante!

Estando no Shopping Parque Arauco faça uma pausa para provar o melhor hambúrguer santiaguino: Mr. Jack - é delicioso!

7º) Nessas andanças impossível não entrar em umas das milhares de lojas Paris que tem em cada esquina! Chega enjoar de tantas lojas que se vê. Sorveterias em Santiago são ótimas! Santiago é super bem servido pela rede Starbucks, aproveite: lanches rápidos e gostosos. Uma bebida que você não pode deixar de provar, além do mote con huesillos, é o pisco (é tipo uma cachaça, típica do Chile): peça um pisco sour, que é quase uma caipirinha! Prove as frutas chilenas... a nectarina, particularmente, é indescritível!!!


Pisco Sour

Não esqueça de usar protetor solar, hidratante, bepantol derma (para passar nos lábios) e se você usa lentes de contato se prepare para limpá-las várias vezes ao dia (veja o post anterior). 

Lembre-se que Santiago é bem seco, por isso, antes de sair para os passeios tenha sempre à mão garrafinhas d'água. Prepare-se: banheiros são quase um artigo de luxo! Em Viña del Mar, por exemplo, foi o primeiro lugar que eu vi postos de combustíveis que não tinham banheiros!!

Relaxe e aproveite! Boa viagem!

* informações e observações feitas durante viagem a Santiago, Chile, em janeiro/2014.

4 comentários:

  1. Maravilhoso....fiquei com água na boca!!!!!Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prô Nara!! Santiago é apaixonante... obrigada por participar e comentar no blog! Bjão!!

      Excluir
  2. Amiga Lisi acabei de ler esse segundo post sobre Santiago e tbm adorei. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência. Eu queria saber se vocês viajaram por conta própria ou através de uma agência de turismo?
    Super beijo florzinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debbie!! Obrigada por participar no blog e obrigada pelo comentário!! Nós compramos o aéreo e o hotel através de uma agência de turismo. Os passeios (van e aluguel do carro) contratamos diretamente no hotel e o roteiro eu mesma fiz! O hotel que ficamos eu super indico, tanto pela localização como pelo hotel em si que era maravilhoso (4 estrelas): Hotel Torre Mayor, na Providência. Bjs e qualquer coisa, dá um grito! Bjos

      Excluir