sexta-feira, 19 de julho de 2013

Passeio imperdível: parte 2!! Outros pontos turísticos de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Que eu adoro viajar e conhecer lugares e novas culturas vocês já sabem! No post anterior eu compartilhei com vocês a emoção de visitar as Cataratas de Iguaçu (Parque Nacional de Iguaçu), mas em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, não é só isso!

Passo agora a listar outros pontos turísticos imperdíveis em Foz do Iguaçu:

1- Usina binacional de Itaipu: A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece cerca de 17,3% da energia consumida no Brasil e 72,5% do consumo paraguaio.


Mais do que uma obra de engenharia, a usina é um tributo à ousadia do homem em fazer junto ao nono maior rio do mundo uma usina desse porte. Com grande responsabilidade e preservação ambiental, a Usina de Itaipu se revela um destino imperdível!

Existem vários tipos de passeios: Circuito Especial, Visita Panorâmica e Visita institucional. Nós fizemos a Visita Panorâmica, que dura cerca de 1h30min/2h, inicia com um vídeo de cerca de 20 min e após isso embarcamos em um ônibus aberto e passamos por vários pontos da Usina.

As unidades geradoras de energia parecem pequenas de longe... mas ao passar ao lado são assustadoras! São maiores que muitos prédios que temos em nossas cidades!



Incrível não se arrepiar ao passar pelo túnel onde acima passa a água quando as comportas estão abertas (como no dia em que fomos).


O auge do passeio é quando o ônibus passa sobre a barragem, isto é: de um lado você vê o Lago de Itaipu (reservatório) calmo e sereno... e do outro lado você vê a água jorrando a 150km/h quando as comportas estão abertas para escoar o excesso das águas! Tivemos o prazer de pegar as comportas abertas, então o espetáculo ficou ainda mais emocionante! É muita água!




Certamente esse é um passeio imperdível.

2- Mesquita Muçulmana: a mesquita é uma grandiosa construção de 15 metros de altura que se destaca pela arquitetura e decoração de inspiração religiosa.

 
A mesquita é aberta à visitação, porém é necessário tirar os sapatos na entrada do templo e as mulheres devem cobrir a cabeça com o lenço/véu (é fornecido gratuitamente na entrada da mesquita). As visitas podem ser agendadas para que um guia possa explicar a cultura muçulmana. Nós não agendamos visita, mas mesmo assim encontramos uma gentil senhora que com todo prazer nos explicou vários pontos. É incrível ver a decoração e a arquitetura daquele lugar... o tapete para se ajoelhar mais parecia um colchão, de tão macio. Vale muito a pena!


3-Templo Budista: ao chegar dá temos a impressão de que chegamos em uma fazenda, pois tudo é muito grande! É um grande parque de 50 hectares e é considerado um dos maiores centros de estudos e meditação budista da América Latina.

Dentre os vários atrativos que oferece esse espaço da cultura oriental em Foz do Iguaçu, se destacam as inúmeras esculturas. Uma delas é a imponente escultura do Buda Maitreya de sete metros de altura, realizada em concreto.


Outras 120 estátuas do Buda Amitabha estão dispostas. Mais um passeio imperdível!








4- Já que você está em Foz do Iguaçu, aproveite ao menos uma noite e visite o Duty Free Shop na Argentina! Super perto e acessível, fica entre as aduanas brasileira e argentina. Com produtos de alta qualidade e preços atrativos, certamente é um passeio imperdível! Quanto ao idioma, sem se preocupe: os vendedores falam português fluente e são super atenciosos!


5- Além disso, aproveite ao menos uma manhã para conhecer Ciudad Del Este, no Paraguai – basta atravessar a Ponte da Amizade para você chegar ao maior shopping a céu aberto que eu já vi! Se você não está com vontade de enfrentar aquela confusão do comércio de rua, faça como nós: vá direto aos shoppings e faça suas compras com toda comodidade: indico o Shopping SAX: ótimo atendimento, produtos maravilhosos e qualidade indiscutível.

Quero voltar a Foz do Iguaçu para fazer os outros passeios que faltaram: Parque das Aves, as outras visitas na Usina de Itaipu, o zoológico, o museu da Usina... Enfim! Foz do Iguaçu é um destino obrigatório para quem curte belezas naturais e cultura!

Boa viagem!

OBS.: no passeio à Usina de Itaipu, recomendo que no caso de vc querer conhecer o interior da usina, já faça de imediato o Circuito Especial, pois se vc fizer o Panorâmico (como nós fizemos) pensando em uma outra vez fazer o Especial, ficará um pouco chateado, pois o Especial nada mais é do que o interior da usina + o Panorâmico! Ou seja, se vc já tiver feito o Panorâmico e depois fizer o Especial, na verdade estará fazendo o Panorâmico duas vezes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário