sexta-feira, 12 de julho de 2013

Passeio imperdível!! Foz do Iguaçu: Cataratas



Uma das minhas paixões é viajar. Adoro conhecer lugares novos e passear. Quero compartilhar com vocês um destino maravilhoso e simplesmente imperdível: Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Ao falar que nosso destino é Foz do Iguaçu todos já imaginam que vamos ao Paraguai pra fazer compras em Ciudade Del Este, mas não. Até pode-se ir lá e fazer várias compras ótimas, mas o espetáculo mesmo é o passeio pelo Parque Nacional de Iguaçu, que é patrimônio natural da humanidade criado pelo decreto federal nº 1035 de 10 de janeiro de 1939. A superfície total abrange do lado brasileiro uma área de 185.262,5 hectares, com um perímetro de aproximadamente 420 km, dos quais 300 km são limites naturais representados por cursos d'água, sendo que os lados brasileiro e argentino têm, juntos, aprox. 225 mil hectares.

Esse passeio é incrível. Após comprar seu passaporte, você pega um ônibus que vai até a Trilha das Cataratas (é no terceiro ponto – o primeiro ponto é a Trilha do Poço Preto – que eu não fiz; e, o segundo ponto é a Trilha do Macuco Safari – passeio de barco, que falarei mais adiante). 

Dica importante: compre já no início do passeio a capa e repelente de mosquitos. As capas têm preço melhor no pórtico e são necessárias para você, ao menos, manter seu tronco seco, sim, pois o resto: pernas, braços, cabelo você vai molhar de qualquer jeito... e o repelente é indispensável, vez que você vai entrar na mata. Lembre-se de usar roupas e calçados confortáveis.

Para essa trilha das cataratas indico que você reserve de 3 a 4 horas – para não fazer nada correndo e para poder admirar as quedas espetaculares (tem gente que diz que 2 horas são suficientes, mas eu acredito que você precisa de mais tempo, eu levei em torno de 3h e 30min). 

A trilha é toda calçada, organizada, com placas indicativas e com corrimão por todo percurso (eu não vi perigo algum). No final você tem a passarela sobre as águas! Dá um frio na barriga (sobretudo quando eu fui que o volume das águas estava dez vezes acima do normal, inclusive no dia anterior, os passeios estavam suspensos), mas é imperdível! Não deixe nenhuma parte dessa trilha de fora, vale muito a pena. O trajeto completo tem 1.300m de caminhada/passeio leve.


Depois desse passeio pela Trilha das Cataratas nós já estávamos completamente molhados onde a capa não cobria: cabelo, pois a gente esquece do capuz; e do joelho para baixo no meu caso! Repito que é um passeio imperdível, não tem como descrever a emoção de ver tanta beleza junta... Coisa de Deus mesmo!

Terminada a trilha, pegamos o ônibus novamente (os ônibus passam de 15 em 15 min e são gratuitos pois você já pagou o passaporte do parque) e nos dirigimos à parada 2 – a Trilha do Macuco Safári: passeio de barco!

Esse Macuco Safári eu só indico para os “fortes” (brincadeira: tinha até crianças pequenas indo... eu que sou meio apavorada!!)! É muita adrenalina, um passeio lindíssimo! O barco/lancha totalmente equipado e de acordo com as determinações necessárias, segundo me informaram, leva você a um passeio pelas corredeiras e praticamente entra em baixo das quedas. Digo por mim: pensei que ia morrer de tanta emoção! Tenho certeza que foi um passeio que jamais esquecerei e as emoções experimentadas me marcaram pra sempre! Super indico!


Aqui tem um vídeo que foi publicado no Youtube por uma pessoa que fez o Macuco Safári no mesmo dia que eu (não é o vídeo do meu barco, mas vale a pena assistir pra ver as corredeiras e as cataratas por baixo! Notem que o volume das águas está muitas vezes acima do normal). Veja para ter uma noção das emoções:  http://www.youtube.com/watch?v=Y4R7A90BZWg


Para saber mais sobre as cataratas, consulte: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/


Visitem nosso país! Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário