segunda-feira, 10 de junho de 2013

Volume na programação X volume nos comerciais


Você já percebeu que quando está assistindo seu programa na televisão o volume está normal, ou seja, adequado ao seu gosto, porém quando começam os comerciais você leva um susto com o aumento do volume?

Pois é, no início cheguei a pensar que eu estava enganada, que era apenas uma impressão, mas descobri que existem laudos periciais que constataram diferenças de níveis sonoros de até 5 decibéis entre o sinal de áudio da programação normal e o dos comerciais – o que é proibido.

A Lei nº 10.222/01 proíbe que as emissoras de televisão aumentem o volume nos comerciais e prevê punição aos canais infratores de suspensão das transmissões pelo prazo de 30 a 90 dias em caso de reincidência.

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União em 12/07/2012 a portaria que regulamenta a padronização do volume de áudio nos intervalos comerciais da programação nos canais digitais de TV aberta. O limite máximo de variação de som será de 2 decibéis (dB), praticamente imperceptível ao ouvido humano.
De acordo com a portaria, a emissora que descumprir a determinação será advertida e terá prazo de 30 dias para proceder a padronização do nível de áudio de seus programas. Se não corrigir a irregularidade dentro do prazo ficará sujeira à sanção prevista em lei, inclusive tendo o seu sinal suspenso temporariamente.
Apesar dessa lei de 2011 e da portaria de 2012, até o momento não vi nenhuma alteração, ou seja, continuo sofrendo com o aumento no volume durante os comerciais.

Mas qual o motivo disso? A lógica parece simples: com som mais alto prestamos mais atenção e consequentemente o comercial estará “cumprindo seu papel”, ou seja, estaria atingindo o público e aumentando as vendas. Seria uma bela jogada de marketing? Só que não! Além de muito desagradável, é um absurdo e o público não está gostando disso!

Se a intenção dos anunciantes era de justamente chamar atenção do público e vender mais, o “tiro está saindo pela culatra”, pois o consumidor associa a experiência completa do anúncio ao produto. Ou seja, se ele leva um choque com o aumento de volume de uma determinada propaganda, ele irá acabar com raiva da propaganda e, por conseqüência, raiva do produto. Pense se não é bem assim: quando você detesta um comercial, você também não se interessa pelo produto, certo? Pois com o aumento do volume acontece a mesma coisa!

Assim que as empresas anunciantes tiverem consciência disso, é possível que a padronização do volume aconteça... Assim eu espero!

Procurei me informar sobre o assunto e li que esse aumento no som seria devido à masterização dos comerciais (processo para melhorar a qualidade do som), mas de qualquer forma, penso que há de ser feito de uma maneira padronizada, não havendo aumento no som e trazendo dissabores aos telespectadores.


Gostaria que medidas efetivas fossem tomadas, pois acho muito desagradável e irritante essa diferença de volume – o que ao invés de ser um atrativo aos comerciais me faz ter aversão.

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