Você já percebeu que quando está assistindo seu
programa na televisão o volume está normal, ou seja, adequado ao seu gosto,
porém quando começam os comerciais você leva um susto com o aumento do volume?
Pois é, no início cheguei a pensar que eu
estava enganada, que era apenas uma impressão, mas descobri que existem laudos
periciais que constataram diferenças de níveis sonoros de até 5 decibéis entre
o sinal de áudio da programação normal e o dos comerciais – o que é proibido.
A Lei nº 10.222/01 proíbe que as emissoras de televisão aumentem o volume nos
comerciais e prevê punição aos canais infratores de suspensão das
transmissões pelo prazo de 30 a 90 dias em caso de reincidência.
O Ministério das Comunicações publicou no Diário
Oficial da União em 12/07/2012 a portaria que regulamenta a padronização do
volume de áudio nos intervalos comerciais da programação nos canais digitais de
TV aberta. O limite máximo de variação de som será de 2 decibéis (dB),
praticamente imperceptível ao ouvido humano.
De acordo com a portaria, a emissora que descumprir a
determinação será advertida e terá prazo de 30 dias para proceder a
padronização do nível de áudio de seus programas. Se não corrigir a
irregularidade dentro do prazo ficará sujeira à sanção prevista em lei,
inclusive tendo o seu sinal suspenso temporariamente.
Apesar dessa lei de 2011 e da portaria de 2012, até o momento
não vi nenhuma alteração, ou seja, continuo sofrendo com o aumento no volume durante
os comerciais.
Mas qual o motivo disso? A lógica parece simples:
com som mais alto prestamos mais atenção e consequentemente o comercial estará “cumprindo
seu papel”, ou seja, estaria atingindo o público e aumentando as vendas. Seria
uma bela jogada de marketing? Só que não! Além de muito desagradável, é um
absurdo e o público não está gostando disso!
Se a intenção dos anunciantes era de justamente
chamar atenção do público e vender mais, o “tiro está saindo pela culatra”,
pois o consumidor associa a experiência
completa do anúncio ao produto. Ou seja, se ele leva um choque com o aumento de
volume de uma determinada propaganda, ele irá acabar com raiva da propaganda e,
por conseqüência, raiva do produto. Pense se não é bem assim: quando você
detesta um comercial, você também não se interessa pelo produto, certo? Pois
com o aumento do volume acontece a mesma coisa!
Assim que as empresas anunciantes tiverem consciência
disso, é possível que a padronização do volume aconteça... Assim eu espero!
Procurei me informar sobre o assunto e li que esse
aumento no som seria devido à masterização dos comerciais (processo para melhorar
a qualidade do som), mas de qualquer forma, penso que há de ser feito de uma
maneira padronizada, não havendo aumento no som e trazendo dissabores aos
telespectadores.
Gostaria que medidas efetivas fossem tomadas, pois acho
muito desagradável e irritante essa diferença de volume – o que ao invés de ser
um atrativo aos comerciais me faz ter aversão.
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