quinta-feira, 20 de junho de 2013

O nome disso é história, é fazer acontecer!


O homem como ser pensante, tem suas idéias e opiniões. Elege seus governantes pensando que eles representarão e defenderão seus interesses. Mas e quando isso não acontece? Quando elegem pessoas que não se importam com seus anseios, o que fazer?

Não é de hoje que protestos e manifestações foram a maneira encontrada pelo povo para se fazer ouvir: 

1984 – Diretas Já (pedia o direito de eleições diretas para presidente da República) 







1992 – Fora Collor (pedia o impeachment do então presidente da República)




Preciso contar que em 1992 eu fui às ruas, sim! Eu sou da geração “cara-pintada”! Saímos às ruas de forma pacífica e ordeira. Foi uma manifestação muito bem organizada que eu me orgulho até hoje, pois ajudamos a mudar o rumo da história do nosso país.



Hoje os protestos também eram pra ser ordeiros e pacíficos, mas sempre existem baderneiros que quase estragam o movimento. Mas quase estragam, porque a grande maioria é pela paz e pela mudança do nosso país para muito melhor. Sinto imenso orgulho daqueles que se dispuseram a ocupar as ruas e mostrar nossa indignação de forma pacífica. Parabéns!









Os motivos dos protestos de hoje são vários. Fala-se muito “não é pelos R$ 0,20 das tarifas de ônibus”, e isso é verdade. Não é só por isso. É pelo conjunto de vergonhas que vamos suportando ao longo dos anos, é pelos sapos que vamos engolindo...  É pela corrupção, é pelo caso Celso Daniel, pelo escândalo do mensalão, dos bingos, Brasiltelecom, do caso Renan Calheiros, BNDES, caso do Lulinha,  caso Daniel Dantas, Sarney, descaso com saúde, educação, falta de infra-estrutura em todos os setores, impunidade, violência, vergonha com os gastos da copa do mundo que não precisamos, baixa qualidade de vida e custo de vida altíssimo, inflação, o “pão e circo”, dentre muitos outros.

Acredito que nós brasileiros "caímos na realidade", pois até hoje nos era pintada uma situação tranqüila, quando na verdade sabemos que nunca foi. Enquanto nos era noticiado que o Brasil está bem nesse ou naquele aspecto (principalmente internacionalmente falando), percebíamos que isso não importa quando vamos ao supermercado e cada dia compramos menos produtos com mais dinheiro, quando precisamos de hospitais e ficamos horas na fila e ainda não temos o atendimento esperado, quando usamos nossas estradas e aeroportos e vemos que estão longe daquilo que gostaríamos. Além disso, cadê o metrô? Cadê as oportunidades? Cadê os empregos?

Com os protestos mostramos ao mundo que, ao contrário do discurso propagado pelos governantes, não temos o sucesso que todos acreditavam. Nosso sucesso sempre foi uma mentira deslavada, ou melhor, um fato muito bem ‘maquiado’ ao gosto dos governantes, mas que agora cai por terra. Todo o mundo está vendo há muita safadeza a esconder... Mas o povo está retirando essa “máscara” de país em ascensão e paraíso para se viver e investir. A verdade dói, mas não adianta viver na mentira. Precisamos de mudanças para um dia sim, sermos um país de sucesso de verdade.

Temos que gritar e fazer entender que continuamos com altos níveis de pobreza que é mascarada pelas pesquisas e com a instituição do programa “bolsa-família” (que nada mais é do que uma compra velada de votos), que a classe média é sacrificada em benefício dos demais com altos impostos e obrigações absurdas e cada vez maiores, sem colher nenhum fruto por isso, que os gastos absurdos com as obras da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos são uma vergonha para um país que não tem escolas, presídios e hospitais.

As nossas reivindicações são pela mudança de comportamento. Estamos infelizes e insatisfeitos com nossa realidade. Queremos respeito. Respeito pelo nosso dinheiro suado. Queremos qualidade de vida que se refletirá em felicidade para todos os brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário