sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Papai Noel, eu me comportei!


O Natal é a festa do cristianismo que é comemorada no mundo todo, até mesmo onde a população cristã é minoria. Muitos símbolos iluminam as vitrines e dão o tom da decoração.

À tradição cristã, por várias influências, foram acrescentados elementos que hoje são indispensáveis na comemoração e na decoração da festa de Natal, dando-lhe uma identidade única. Entre esses elementos está o Papai Noel.

No início da história do Natal cristão, quem distribuía presentes durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolau. As histórias contam que São Nicolau colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas.


Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

São Nicolau era muito generoso. Sua figura popularizou-se por sua generosidade, em especial com as crianças e sua fama pouco a pouco se espalhou.

De geração em geração, a lenda do Papai Noel ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo e as pessoas trocam presentes.

Em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou para o dia 6 de dezembro, e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo (por isso a roupa vermelha e a barba) e montado em um burrinho.

Na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como agia o Menino Jesus.

 
Por mais que o Natal seja muito mais do que a troca de presentes – é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Papai Noel nos encanta e diverte. Quem nunca fez uma cartinha para o bom velhinho dizendo que queria um presente porque foi um bom filho, um bom aluno ou bom sei lá mais o que, que atire a primeira pedra!

Eu nunca esquecerei do meu nervosismo quando era criança diante do Papai Noel... e do medo de não ganhar presentes porque não tinha me alimentado direito durante o ano! (pra quem não sabe, nunca fui uma criança comilona e meus pais sempre usaram o Papai Noel pra me fazer prometer comer mais... Que sufoco!)


Mesmo com tanto medo do bom velhinho, nunca vou esquecer o dia que descobri que ele não era real... Acho que porque ganhei um presente muito esperado, calculo eu, dei um beijo tão forte no rosto dele - que era uma máscara, que amassou!!! Corri perguntar pro meu pai o motivo disso... e ele, todo sem jeito, acabou me contando a verdade...

Adoro histórias de Natal... meus pais têm outras histórias maravilhosas de quando eram crianças! Que ingenuidade mais linda!

...e a magia continua...

Ah, e só mais uma coisinha: Papai Noel, eu me comportei!!!

Feliz Natal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário