segunda-feira, 14 de maio de 2018

Amor pelos livros 'de' história 'com' história: "O Retrato", de Charlie Lovett


Um livro feito para aqueles que amam os livros” – essa frase está na contracapa do livro “O Retrato”, de Charlie Lovett e nunca foi uma frase tão apropriada.

Logo que iniciei a leitura pensei: “esse livro é para quem ama os livros e os estuda”, pois a quantidade de fatos históricos envolvendo Shakespeare, inúmeras datas e alusão a documentos históricos eram tamanhas que pensei que seria mais uma leitura técnica do que aquelas que são minhas preferidas: romances com pano de fundo uma história real.

Porém, eu estava enganada e o livro se revelou exatamente – ou ainda mais, do que eu esperava: um romance lindo com uma história real como base. 

O romance de Peter e Amanda é de aquecer o coração e algumas frases são de parar a leitura para poder absorvê-las. Claro que Shakespeare inspirando dispensa comentários, mas impossível não adorar ler algo tão amoroso: 

Chama-me de amor, e serei rebatizado...”

A obra me arrebatou e eu tentei ‘economizar’ o livro para viver mais tempo com aquela história de amor – tanto do amor de Peter e Amanda, quanto o amor deles com os livros.

Outro fato que me encantou profundamente é que eu me reconheci em algumas passagens. Peter é vendedor de livros e sonhava em encontrar o ‘Santo Graal’ dos livros, ou seja, um livro que sequer se sabia da sua existência. Claro que não tenho essa pretensão, mas gosto de guardar e cuidar dos meus livros, sou bem exigente com o cuidado e manuseio deles... sem contar nas primeiras edições e livros autografados, que reluto em emprestar. Além disso, há uma passagem que Peter restaura uma obra que eu fiquei completamente absorta e querendo aprender essa técnica tão delicada.

Em um trecho em especial, Peter desiste de vender os volumes de livros raros que encontrou. Os compra e doa em memória de sua esposa para a Sala Devereaux (nome da sala em homenagem à avó de Amanda) – entendi perfeitamente esse gesto, pois já perdi as contas de quantos livros que já li há anos, mas agora os encontro em sebos e sinto uma necessidade de adquiri-los para tê-los na minha biblioteca. Só quem ama livros vai me compreender!

A leitura me prendeu até o final e o amor aos livros ‘de’ história, ‘com’ história - já que a obra gira em torno de livros raros, autenticação e conservação deles me emocionou. Penso exatamente como o protagonista Peter: 

“...é minha paixão. Sei que pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas é a maneira como quero mudar o mundo. Unir livros e pessoas que vão amá-los e preservá-los para a próxima geração.”

Adorei essa obra e recomendo. Incrível como o amor e a cumplicidade de Peter e Amanda perdura mesmo após a morte de Amanda. A dedicação dele com as obras raras o salva da tristeza e nos leva a uma fascinante viagem nesse mundo encantador. Com uma dose de suspense viajamos junto com Peter e aprendemos muito sobre esse mundo delicioso dos livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário