segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pablo Neruda

Dia 12 de julho, o grande poeta chileno, Pablo Neruda estava de aniversário!



Eu como fã dele gostaria de homenageá-lo com o poema que eu mais gosto... na verdade, para mim, é mais um “ode ao amor”!

“Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio 
ou flecha de cravos que propagam o fogo: 

te amo secretamente, entre a sombra e a alma.



Te amo como a planta que não floresce e leva 

dentro de si, oculta, a luz daquelas flores, 

e graças a teu amor vive escuro em meu corpo 
o apertado aroma que ascender da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, 
te amo diretamente sem problemas nem orgulho: 
assim te amo porque não sei amar de outra maneira, 

Se não assim deste modo em que não sou nem és 
tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha 
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.”




Pouca gente sabe, mas Neruda se chamava Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, porém ainda adolescente adotou o pseudônimo de Pablo Neruda, inspirado no escritor checo Jan Neruda, que utilizaria durante toda a vida, tornando-se seu nome legal, após ação de modificação do nome civil.



       
Eu, na Biblioteca de Pablo Neruda - La Chascona

Visitei sua casa em Santiago, apelidada de "La Chascona". A casa foi uma de suas três casas no Chile, as outras estão em Isla Negra e Valparaíso

Fachada da "La Chascona"- casa de Pablo Neruda, em Santiado, Chile.

"La Chascona" é um museu com objetos de Neruda e pode ser visitada, em Santiago. Vale muito a visita... eu fiquei encantada, principalmente ao ver suas particularidades: a casa é dispersa, espalhada no terreno, ou seja, tem um pátio no meio, com escadas – não é um jardim de inverno, é um pátio mesmo (veja a foto que tirei, logo abaixo)!

Pátio da casa de Pablo Neruda - Santiago, Chile.

Além disso, a casa parece um barco, com janelas tipo escotilhas, teto baixo, corrimões e parapeitos. As cores são intrigantes, fortes e marcantes. Os objetos usados por Neruda estão expostos: escrivaninha, telefone, poltronas, bibelôs, manuscritos... é incrível. Sinceramente, é visita imperdível para os fãs!

Manuscritos
Em 1994 foi lançado o filme “O Carteiro e O Poeta” baseado nesse grande poeta chileno.



De acordo com Isabel Allende, Neruda teria morrido de "tristeza" em setembro de 1973, ao ver dissolvido o governo de Salvador Allende.

Os restos mortais do poeta foram exumados a 08 de abril de 2013 para esclarecer as circunstâncias da sua morte. Segundo a versão oficial, morreu de um agravamento do cancro da próstata a 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe de estado perpetrado contra o seu amigo e presidente socialista Salvador Allende. Mas testemunhos recentes puseram em causa essa versão e evocaram um assassinato comandado pela ditadura, para evitar que Neruda se tornasse um opositor de prestígio, eventualmente a partir do exílio. Em novembro do mesmo ano, as conclusões das análises aos restos mortais do poeta chileno foram tornadas públicas: a sua morte, em 1973, foi provocada pelo câncer.




Pablo Neruda nos deixou um grande legado! Vale a pena conhecer... Duvido que você não se apaixone! 



Boa leitura!

6 comentários:

  1. Você acredita que eu nunca li nada do Neruda? o.O Mas já assisti O Carteiro e o Poeta, e amei! Deve ter sido emocionante pra você visitar uma das casas dele! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh... leia então nem que sejam poemas na internet... são lindos e mostram uma carga de amor incrível!! Neruda é apaixonante! Nossa, visitar a casa dele foi emocionante!! A cada cômodo eu pensava nas grandiosidade de sua obra e como ele pode fazer poemas tão sublimes morando numa casa tão confusa e até mesmo, ao meu ver, bagunçada! Obrigada pela visita e pelo comentário! Seja sempre bem-vinda!! Bjs

      Excluir
  2. Oi Lisie, estive esse ano na Chascona. Não deixavam bater fotos. Vi que tu tens a foto de um manuacrito da biblioteca. Terias mais fotos? Bem ao lado do q tu postou, tinha um, de parágrafo incrível. Não acho na internet por nada. Se tiveres, gostaria de receber. Email elyedre@gmail.com ABS belo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário no blog. Não tenho a foto que vc pediu... grande abraço!

      Excluir