sexta-feira, 4 de julho de 2014

Martha e Carpinejar, como não amar?

Acredito que as pessoas têm fases de tipo de leituras. Fase dos romances rasgados, dos contos hilários, dos poemas apaixonados, das crônicas tocantes...

Martha Medeiros
Independente da fase de cada um, ler as crônicas dos gaúchos Martha Medeiros e Fabrício Carpinejar é um deleite. Indescritível. Sabe quando lemos algo e pensamos: “ele (a) escreveu isso pra mim”? Então. É isso que acontece com as obras dessas feras.
  
Tudo bem que sou bairrista e adoro escritores gaúchos. Minhas paixões literárias são Érico Veríssimo, Mário Quintana, Gilmar Marcílio (que descobri a pouco), Juremir Machado, Martha e Carpinejar, mas não é por puro bairrismo. Eles são artistas completos e maravilhosos, não há como contestar.


Fabrício Carpinejar
Tanto Martha como Carpinejar mexem com nossa alma. Nos fazem pensar e, talvez, colocar em palavras todos aqueles sentimentos que temos durante a vida, mas achamos que só nós percebemos. Ao lê-los dá certa inveja. Sim, inveja! Inveja de não conseguir traduzir em palavras tão simples e sutis os nossos sentimentos. Quando os lemos sempre pensamos: “é isso mesmo!” “é tudo isso que eu sinto e gostaria de dizer!”

Quando os leio vou para a cama com a sensação que fiz uma sessão de terapia. Fico ‘carregada’, mas ao mesmo tempo ‘leve’: cheia de emoções gostosas, incentivos a melhorar, a ser alegre com pequenas coisas, a sorrir, a criar... Fazem aflorar sensações esquecidas (ou que até então não conseguíamos nomear) e nos convocam a perceber que a vida vale a pena, que há alegria e esperança apesar de tantas atrocidades e maldades no mundo.


Essas obras com sua sutileza, simplicidade, mas com grande profundidade têm o condão de nos tocar fundo. Elas mexem com nossas emoções, nos fazem pessoas melhores, nos fazem olhar para o próximo de forma terna como queremos ser olhados.

6 comentários:

  1. Olá flor, tudo bem???
    Eu já seguia o seu cantinho e aproveito para agradecer a sua visitinha no meu blog. Eu gostei muito dessa postagem e vou procurar conhecer um pouco mais desses dois autores... achei muito lindo as coisas que disse e as propostas de frases deles... a de Capinajar já postei no meu face book, tinha que postar rsrsrs Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana! Que delícia receber um recadinho tão carinhoso! Obrigada!! Adoro esses autores, super indico! Depois que vc lê-los, me passe o feedback! Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda! Teu blog é lindo! Um grande bjo!

      Excluir
  2. Oi, Lisiê! Vou fazer uma confissão: nunca li Carpinejar (shameonme). Já li Martha, mas foi Divã, um romance. Não sou muito de ler livros de crônicas, contos ou poesias, prefiro histórias longas. rs Mas acho que crônicas têm seu momento, são pontuais. Boas para serem lidas em um momento de relaxamento, no qual podemos nos desligar do mundo e absorver a mensagem ali contida. Prometo que vou procurar uns textos dele pra ler, ok? rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia! Que legal seu depoimento sincero! Procure ler as crônicas deles... vc vai se surpreender! Me conte depois! Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjos e seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  3. Eu também sou bairrista, rs, mas no meu caso amo ler escritores mineiros! rs... Mas os de qualidade! Tenho certeza que vou gostar das crônicas da Martha e do Carpinejar, há pouco tempo comprei um livro de cada um, só não consegui ler ainda... Amei a frase do Carpinejar e o texto da Martha que você colocou na postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju! Obrigada pela visita e pelo comentário! Ahahahah então vc tbém é bairrista!!! Que legal! Quando vc ler os livros da Martha e do Carpinejar me conte o que achou... eu acho que vc vai amar! Bjão e seja sempre bem-vinda!

      Excluir