sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dica de leitura: "As Virtudes da Casa", de Luiz Antonio de Assis Brasil

Acabei de ler o livro “As Virtudes da Casa”, que, segundo o próprio autor, é o livro com maior carga emocional. A análise psicológica dos personagens é realmente muito interessante, principalmente a respeito da sociedade gaúcha do século XIX.

Adoro livros que tenham pano de fundo a cultura gaúcha, as estâncias, tradições, fatos históricos e essa história se mostrou deliciosa e envolvente.

A obra descreve a vida e os costumes em uma estância no interior do Estado do Rio Grande do Sul durante o século XIX, quando ainda tínhamos a (vergonhosa) escravatura e mulher era (ou ao menos deveria ser) totalmente submissa ao marido.

A história se desenrola a partir da ida do estancieiro à guerra e a chegada de um botânico francês na estância, o que esfacela a harmonia familiar. Então, o que parecia tão concreto e ‘virtuoso’ se desmancha e mostra a fragilidade familiar fazendo contraponto à necessidade de manutenção de aparências e das tradições.

Digamos que o livro mostra que com a ausência do pai, marido e chefe da família, a obediência das ‘regras’, da moral e dos bons costumes se perde, ou melhor, as mulheres se sentem livres para fazer e sentir o que realmente é de seus desejos - já que a transgressão seria a única forma de libertação. Na verdade o relato mostra a coragem e a vontade das mulheres de darem vazão aos seus reais sentimentos, mas mostra também o remorso e a culpa pela transgressão das regras de forma tão torpe.

O livro narra também os conflitos entre a mãe e os filhos e como essa relação é conturbada, frágil e calcada em frágeis estruturas emocionais. Muito interessante, e triste, a descrição da relação familiar e lamentável a fragilidade e superficialidade.

O final do livro me frustrou um pouco. Eu queria um final estrondoso, revelador e até libertador. Mas o autor foi por outro caminho e demonstrou a realidade da época, onde as aparências e os costumes se sobressaíam a qualquer custo. Na verdade o livro foi bem realista com o modelo da época, pois se fosse pelo caminho que eu imaginava, e dada à época histórica, teria uma tragédia no final! Então não posso reclamar. O livro é ótimo e muito bem estruturado historicamente.

Esse livro deixou um gostinho de quero mais! Queria saber mais detalhes e mais meandros da história dos personagens após todos os acontecimentos narrados. Adorei a sutileza na forma como o autor narra os costumes, sentimentos e o desenrolar da vida no campo.

O livro é uma delícia! A narrativa é rica e envolvente. Essa obra é daquelas que nos fazem contar as horas para o momento que vamos retomar a leitura, nos fazendo sentir parte da trama, sofrendo e vibrando com os acontecimentos.

Recomendo! Boa leitura!

3 comentários:

  1. Olá Lisiê, não conheço o livro, mas ao ler a resenha, achei bem interessante.
    Aaaaaaaaaaaah! encontrei seu perfil no skoob e lhe adicionei, bjs sz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá!! É bem interessante! Tomara que vc goste!! Obrigada pela visita e pelo comentário! Quase não acesso o skoob... assim que der eu entro lá. Seja sempre bem-vindo!

      Excluir