quarta-feira, 11 de junho de 2014

Lançamentos Editora Sulina

A Editora Sulina está trazendo lançamentos maravilhosos! Não perca!!

1-               “Comunicação, Consumo e Ação Reflexiva - Caminhos para a Educação do Futuro”, Rose de Melo Rocha e Maria Isabel Rodrigues Orofino



Neste livro, que dá início à Coleção Comunicação e Consumo, quinze experientes pesquisadores, do Brasil e do exterior, dedicam-se a uma problemática que a cada dia ganha mais destaque na agenda política e acadêmica de nosso país.
Enfrentando a polêmica associação entre educação e consumo, os autores desta coletânea assumem um olhar ao mesmo tempo crítico e esperançoso. Como já é uma tradição nos estudos organizados pela equipe do PPGCOM-ESPM, a construção do consumo como objeto teórico relevante ao campo da comunicação vem demarcada pela análise complexa, por leituras plurais e por reflexões que recusam o cartesianismo.
Construir uma agenda educativa na e para as contemporâneas sociedades e culturas do consumo parece fundamental. Propor políticas públicas capazes de atender à pluralidade de fenômenos e aos processos de exclusão e inclusão propiciados pelas lógicas e materialidades do consumo parece imprescindível.
Parte desse desafio e dessa utopia presente está desenhada no esforço reflexivo assumido neste volume.

2-               “Filosofia e Futebol - Troca de Passes”, Luiz Rohden 
Marco, Antonio Azevedo,e, Celso Cândido de Azambuja 



Filosofia e Futebol: troca de passes é uma mostra de talento na filosofia. A obra reúne acadêmicos de diferentes especialidades – sociologia, comunicação, filosofia, educação física e psicologia –, que nos convidam, cada um a sua maneira, a pensar filosoficamente o futebol. Os autores tratam de temas pouco explorados, mesmo inéditos, no “país do futebol”. Em estilo ensaístico e acadêmico, o multifacetado mundo do futebol ganha tratamento envolvente. A leitura, do aquecimento ao apito final, evidencia como a ética, a estética e a ontologia, entre outras áreas da filosofia, podem desvelar aspectos fundamentais e conduzir a novas interrogações sobre o futebol. O livro é da máxima relevância para todos que querem conhecer como a filosofia e o futebol se entrelaçam de maneira instigante, criativa e original. Pela atualidade, a obra reveste-se de significado especial. O país prepara-se para sediar o maior evento de futebol do planeta, e uma reflexão filosófica sobre esse fascinante esporte se faz mais que necessária.


3-               “Como Escrever a História do Brasil - Miséria e Grandeza”, Fernando Cacciatore de Garcia 

Fernando Cacciatore de Garcia nos dá, em “Como escrever a história do Brasil: miséria e grandeza”, uma visão de quanto foi aparada ou distorcida a história do país. Em seu texto, o autor nos traz conceitos novos, que nunca orientaram a historiografia brasileira que nos acostumamos a ter diante dos olhos: a lusofilia, a identificação com o opressor, a ativíssima Inquisição entre nós, a ideologia do fracasso, os mitos da influência dos degredados, o do fracasso das capitanias hereditárias, os em torno de D. João VI, a ausência do índio, do negro, dos miseráveis, dos cristãos novos e dos imigrantes como agentes históricos importantes, e muitos outros.
Revê ele vários desses “mitos e vezos” de nossa historiografia, os quais impedem o amadurecimento dos brasileiros e, por isso, do Brasil como nação, por não termos podido ainda criar uma historiografia e uma ideologia próprias e de acordo com o novo tamanho do país; uma historiografia que expresse nossos sucessos ao longo dos séculos e uma ideologia apenas brasileira com valor universal, mas que sirva em primeiro lugar para nós mesmos. O livro tem potencial para transformar-se em texto importante para os estudos em cursos superiores de história.


Pra variar eu já estou sonhando com esses lançamentos... O primeiro livro “Comunicação, Consumo e Ação Reflexiva - Caminhos para a Educação do Futuro” traz um tema super atual e interessantíssimo. 

Em época de Copa do Mundo, acredito que muitos vão enlouquecer com o “Filosofia e Futebol - Troca de Passes” e eu, que não entendo nada de futebol, creio que poderia aprender muito com esse livro! 

O último, “Como Escrever a História do Brasil - Miséria e Grandeza”, está me deixando ansiosa pra ler! É a minha cara!

Confira mais informações no site da editora: www.editorasulina.com.br

Boas leituras!


6 comentários:

  1. Os lançamentos não são de um estilo que me agrade, mas mesmo assim gostei bastante da premissa de Como escrever a história do Brasil - miséria e grandeza.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e por comentar! Seja sempre bem - vinda! Estou te seguindo!

      Excluir
  2. Obrigado pela divulgação. Muito bom o seu blog. Parabéns! Abraço, Luis Antônio Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a parceria! Seja sempre muito bem-vindo ao blog!

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog!!!! Obrigado pela divulgação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu que agradeço!! Obrigada! É um prazer ser parceira da Editora Sulina! Seja bem-vindo ao blog!

      Excluir