segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dica de leitura: “Jango – A vida e a morte no exílio”, de Juremir Machado da Silva

Perdoem-me pela sequencia de posts sobre livros, mas além de ser uma das minhas paixões, ultimamente só tem “caído” em minhas mãos obras maravilhosas que não poderiam deixar de virar posts.

Como vocês já sabem, eu adoro literatura gaúcha, inclusive a literatura histórica e política. Sou fascinada pelo nosso passado político, apesar de algumas coisas tristes, mas a honradez e força dos gaúchos me deixam orgulhosa (perdoem o meu bairrismo!).

Gosto muito do escritor Juremir Machado da Silva. Sem voltas ou meias-palavras ele mostra a que veio: desvendar histórias, contar mistérios escondidos e esclarecer fatos ocorridos ao longo das gerações. Já li outros livros dele além desse sobre a história do nosso ex-presidente João Goulart: “Getúlio” e “Vozes da Legalidade”, que também me prenderam da primeira à última página e revigoraram meus brios gaúchos!

Recomendo todos eles: “Getúlio” contando a história do nosso também ex-presidente Getúlio Vargas, numa narrativa eloquente e “Vozes da Legalidade” trazendo todos os detalhes emocionantes do movimento pela legalidade encabeçado por Leonel Brizola para garantir que Jango assumisse o poder. Posso garantir que esses livros são daqueles que nos colocam para dentro da história, que nos fazerem participar daquela narrativa, fazendo-nos sentir as angústias, medos e alegrias também.


Mais especificamente sobre esse último livro do escritor Juremir, Jango – A vida e a morte no exílio”, digo que ele esclarece e nos dá diretrizes sobre os fatos mais obscuros ocorridos durante o governo e o exílio desse nosso ex-presidente numa narrativa emocionante.

Como consta na contracapa da obra: "Jango - A Vida e A Morte No Exílio" é um livro de reconstrução e desconstrução: busca reconstruir o passado para desconstruir mitos. Se tivesse de ser resumido a uma questão, seria: quem foi João Goulart? Um presidente fraco ou um herói reformista no tempo errado, derrubado do poder para que não melhorasse o Brasil "cedo" demais? Com mais cuidado, pode-se dizer que este livro trata mesmo de como foram construídos, com ajuda dos jornais, o imaginário favorável ao golpe e as narrativas sobre o possível assassinato do presidente deposto em 1964. Como, quando e onde surgiu a tese do assassinato?

Juremir Machado da Silva esteve aqui em Passo Fundo – RS para fazer o lançamento dessa magnífica obra no dia 31/07/2013. Eu, como fã desse escritor gaúcho estive lá para conferir e pegar autógrafos nos meus livros, claro! E... ainda saí na foto do jornal que estava cobrindo o evento:



Sem dúvida esse livro é um documento histórico. Desde minha adolescência ouvi rumores de que Jango não teve uma morte natural, porém depois de ler esse livro... ficou claro que muita coisa se quer esconder. Recomendo essa leitura que além de entreter é um banho de história e cultura.

Recomendo, ainda, que assistam o filme: “Dossiê Jango Nacional” que mostra os fatos narrados no livro do Juremir: João Goulart, presidente do Brasil, foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1964. Depois disso, viveu exilado na Argentina, onde morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte no país vizinho não foram bem explicadas até hoje. Seu corpo foi enterrado imediatamente após a sua morte, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado. Este documentário traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil.
  

2 comentários:

  1. Também amo os livros. Muito boa a dica. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sil! Obrigada por acessar o blog e comentar!! Bjos

      Excluir