quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bom senso

Passados dez dias da tragédia ocorrida na cidade vizinha de Santa Maria – RS, depois de muito analisar o conjunto de erros, atitudes inacreditáveis e de pensar e sofrer por todas aquelas famílias e jovens, resolvi escrever sobre o bom senso.
 
Não vou comentar nada do que a imprensa já vem trazendo todos os dias para dentro dos nossos lares, pois as palavras são inúteis e também porque penso que não existem palavras pra expressar tamanha dor e perplexidade.
 
Mas o que é bom senso? Segundo a wikipédia, bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.
 
O bom senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo, no entanto, muitas vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso."
 Bom senso é, em resumo, a capacidade de se fazer escolhas ou de ter determinadas condutas de acordo com o ideal, que traga benefícios e o bem de todos.  Penso que seria aquela atitude necessária, adequada e proporcional.
 
Diante de tanta coisa ruim acontecendo no mundo comecei a pensar que está faltando bom senso!
 
Mais fácil de entender e conceituar o bom senso, a falta de bom senso é palpável... Ausência de bom senso pra mim é o preconceito que vemos nas ruas, é a fome de muitos e a riqueza sem trabalho honesto de poucos, é a corrupção às custas do suor de um povo sofrido, é a violência das ruas, é criar empecilhos ou dificultar as coisas quando se pode facilitar... É a falta de caridade, é não ajudar o próximo, é o desrespeito, é negar um sorriso.
 
É dirigir embriagado e colocar a vida de outros e de si próprio em risco, é passar a sinaleira fechada porque “não vai acontecer nada”, é ultrapassar o limite de velocidade pensando que se a polícia ou o radar não pegar ´está tudo certo´, é querer o lucro acima de qualquer coisa, é machucar alguém com palavras, atos ou omissões... É só saber nossos direitos e esquecer nossos deveres.
 
É a mentira que fere. É a indiferença que magoa. É a maldade que machuca. É o desamor que oprime os corações. É a avareza, a preguiça, a ira, o orgulho, a inveja que destroem e amargam as almas.
 
A falta de bom senso é tão horrível que deveria fazer parte da lista dos pecados capitais, pois quando não há bom senso, tudo pode perder-se. Pense nas condições dos locais que vivemos e frequentamos: alguém algum dia se preocupou se são seguros numa situação caótica como fogo, tempestade, terremoto, ou sei lá o que? Todos nós pensamos que ‘tudo está bom’ do jeito que está. O problema é estarmos nessa zona de conforto. Por que gastar mais em segurança? Está bom assim, não vai acontecer nada... A impunidade também é uma certeza. Então para que...?
 
 
Esse tema é sem fim... Penso que sempre devemos ter atitudes e fazer somente aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. Difícil? Não. Reflita como é fácil, é só querer e ser justo. A mudança tem que acontecer dentro de cada um de nós!
 

2 comentários:

  1. Concordo com você, mas infelizmente a exploração midiática de tragédias mostra que a TV brasileira está longe de entender o que é bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sil... tens razão... Obrigada por participar e comentar no blog! Bjoooo

      Excluir