sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Chega de stress!



Nós vivemos em tempos estressantes. Corremos para fazer as coisas por duas, três ou mais pessoas... Suportamos situações desproporcionais e acabamos guardando a raiva e frustração com relação a situações injustas.

Essas situações nos causam stress... isso não é novidade pra ninguém, certo?!
O stress nos traz infelicidade e eventualmente doenças. Para suportar tudo isso... haja força interior e equilíbrio mental!

Abaixo seguem dicas bem interessantes para tentar driblar o stress:


• Planeje seu dia: Isso pode ajudar a ter mais controle de sua vida.

• Simplifique sua programação: Priorize e planeje. Aprenda a delegar funções e responsabilidades a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho. Não aceite responsabilidades ou compromissos que não pode cumprir. Não se culpe caso não se sinta produtivo a todo o momento.

 • Seja organizado: Organize seu ambiente doméstico e profissional, não deixando os objetos espalhados. Mantenha tudo limpo e organizado e até seus pensamentos fluirão melhor.

• Planeje intervalos ocasionais: Reserve um tempo para relaxar, alongar, tomar um café/chá, ou caminhar periodicamente durante o dia.

• Exercite-se regularmente: Uma atividade física regular ajuda a fortalecer os músculos e aliviar a tensão emocional.

• Durma bem: Esse hábito pode lhe proporcionar mais energia para encarar o dia. Dormir e acordar sempre no mesmo horário pode lhe proporcionar um sono mais tranqüilo.

• Alimente-se de forma saudável: Uma dieta balanceada, com uma variedade de componentes, proporciona uma mistura de nutrientes que ajudam a manter o bom metabolismo do organismo.

 • Mude a rotina: Periodicamente, quebre a rotina e explore coisas novas. Faça outro caminho para o trabalho, vá a um restaurante diferente, tire férias, tire folgas, saia para tomar um sorvete no meio da tarde! Faça atividades que lhe dão prazer.

• Seja positivo e conviva com pessoas positivas e com bom senso de humor. Rir ajuda a aliviar a tensão. Esse hábito libera endorfinas, substâncias químicas que agem no cérebro e que proporcionam sensação de bem-estar.  

• Peça ajuda. Reconheça quando precisa do apoio de amigos e familiares. Falar sobre problemas com outras pessoas pode freqüentemente aliviar tensões emocionais e levar a soluções que, às vezes, você não consegue resolver sozinho.

• Seja paciente. Compreenda que o progresso em sua saúde pode levar tempo.

• Divirta-se: aproveite os momentos de lazer e festas para relaxar e aproveitar! Curta o momento e não fique se lamentando dos problemas.


Além disso, é importante dizer que as doenças aparecem quando você relaxa (principalmente quando esses momentos são raros ou bastante esperados), pois quando está atarefado não têm tempo para dar a devida atenção para elas. É por isso que muitas vezes quando saímos de férias aparecem aqueles sintomas indesejados que muitas vezes atrapalham nosso passeio, como alergias, amigdalites e outras.

Nessas situações, de nada adianta se culpar ou reclamar... Aconteceu! Ria de si mesmo e tente contornar a situação! Faça disso uma engraçada história! Tente aproveitar a viagem da forma como for possível e não deixe que imprevistos estraguem as férias!

Busque o equilíbrio e tranquilize-se! Eu sei o quanto isso é difícil, mas é indispensável para que sejamos felizes!



Felicidades a todos e um ótimo início de ano!

6 comentários:

  1. Adorei o texto, a vida é assim mesmo, o difícil é seguir todas as dicas, mas quem sabe algumas pelo menos tentamos por em prática :).Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, parabéns lindona. Barbara Juriati.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo. Parabéns Lisiê!
    Eu acredito que viver a vida de forma mais simples ajuda bastante. É o que tento praticar.
    Bjs

    ResponderExcluir