quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra”



A Semana Farroupilha é um o evento festivo mais importante do Estado do Rio Grande do Sul, que se comemora de 14 a 20 de setembro (feriado estadual) com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução do Brasil, que durou 10 anos e que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.


A Revolução foi iniciada devido à indignação do povo gaúcho em relação aos altos impostos cobrados pelo Império sobre inúmeros produtos, principalmente do charque. A revolução foi tão grande e os ânimos tão acirrados, frente à tributação do Império, que se almejou a formação de uma república independente, separando o Rio Grande do Sul do resto do Brasil. É considerada a maior rebelião armada do continente americano.


A independência do Rio Grande não era a intenção dos Farroupilhas, visto que o descontentamento com o Império antecedia à separação de Portugal e a luta era em relação aos altos impostos cobrados dos produtos gaúchos. A República sul-rio-grandense foi proclamada somente um ano após da Revolução e dela resultou o lema de sua bandeira “Liberdade, Igualdade, Humanidade”, que sintetiza as madrugadas e noites mal dormidas, pelos quais passou o gaúcho na preservação dos destinos de nossa Pátria.

Nessa Revolução (1835 a 1845) não houveram vencedores e nem vencidos, houve o Acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito, que beneficiou as duas partes.


A Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 e 20 de Setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. Estes jovens retiraram uma centelha de chama da Pátria, à meia-noite do dia 07 de Setembro, a colocaram em um candeeiro e saíram em desfile pelas ruas de Porto Alegre carregando aquela fagulha e realizaram a primeira guarda de honra da “Chama Crioula”.


A Semana Farroupilha tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo.


O Rio Grande do Sul é um estado onde seu povo é lutador, tem orgulho, valoriza muito a sua história, tem muita garra e coragem.


Viva o Povo Gaúcho! Viva o Rio Grande do Sul!


2 comentários:

  1. lindo amiga... nós, teus seguidores estávamos sentindo falta de suas postagens. E a de hoje com esse tema tão lindo não podia ser melhor. Adorei! Feliz feriado e Parabéns a todos nós gaúchos e gaúchas de todas as querências!!! Um beijo na alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amiga!!! Mas bah, tchê! Um ótimo 20 de setembro pra ti que está longe fisicamente, mas está aqui pertinho, em nossos corações! Obrigada por seguir e participar do blog! Fico realmente mto feliz!! Bjãooooo

      Excluir