terça-feira, 29 de maio de 2012

Quem resiste a um café quentinho e gostoso?

O café é famoso em vários países, mas no Brasil, ato de “tomar um cafezinho” tem uma conotação toda especial. Quem nunca convidou um amigo para tomar um café e colocar o papo em dia? É uma opcão deliciosa que atrai todo mundo até aqueles que não são aficcionados pelo café puro e tradicional.


Entrar em uma cafeteria charmosa, sentir os aromas de café, chás, tortas e demais gostosuras nos envolvendo e nos instigando ao deleite realmente é muito bom!

O café expresso que é o café puro e cremoso, tirado em uma máquina especial, onde é preparado com a passagem da água muito quente, mas não fervente, sob alta pressão pelo café moído, é mais concentrado, consistente e com aroma mais intenso que o café coado. Certamente, é o “queridinho” dos apreciadores de café, mas tem muitas outras variações deliciosas:

Carioca: café coado
Americano: café fraco
Macchiato: café com chantilly
Expresso panna: café com creme batido
Árabe: café com especiarias (cardamomo, canela)
Pingado (ou cortado): café com um pouco de leite
Café com leite: metade café, metade leite
Lágrima: pouco café e muito leite
Caribenho: café com rum, açúcar mascavo e baunilha
Cappuccino: café, leite, chocolate e açúcar (também pode ter chantilly)
Mocha: café com chocolate, leite e chantilly
Submarino: leite com uma barra de chocolate
Irlandês: café com wisky e creme batido
Caramelo machiato: café, leite, chantilly e calda de caramelo
Hawaiano: café com coco
Amaretto: café com licor de amêndoas e creme de leite
Afogado: café sobre sorvete


Certamente você conhece outra variação para essa bebida, que é produzido a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína.

Também existem vários doces feitos a partir do café, como o tiramissù, que é uma iguaria italiana deliciosa!

A história do café começou no século IX. O café é originário da Etiópia e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia. O café, no entanto, teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. Considerada bebida maometana, o café era proibido aos cristãos e somente foi liberada após o papa Clemente VIII, por volta de 1570, prová-lo.

O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) traz benefícios,  melhorando a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho, bem como prevenindo males como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon. Tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.

Porém, também existem malefícios causados pelo consumo excessivo de café... Sobretudo, por ser uma bebida ácida, piora a gastrite, refluxo e outros problemas estomacais e intestinais. Quem sofre com dores de cabeça também poderá sentir que o café desencadeia crises e acentua as dores. Por isso, a moderação é sempre o melhor caminho!

O café é, atualmente, a bebida preparada mais consumida no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de xícaras por ano!!


A minha variação preferida é o Cappuccino... Claro... É mais fraquinho, achocolatado e bem docinho!

Segue uma receita de Cappuccino que eu adoro e é muito prática e gostosa:

Misture todos os ingredientes e armazene em vidros fechados:
1 lata de leite em pó
100 gr. de café solúvel em pó
4 xícaras de açúcar
4 Colheres de Sopa de achocolatado em pó
1 Colher de sopa de bicarbonato de sódio

Para fazer o cappuccino, acrescente água quente a 4 Colheres de Sopa dessa mistura para cada xícara (ou ao seu gosto). Enfeite com chantilly e raspas de chocolate... ou conforme sua preferência!

Espero que gostem e aprovem essa receita! Ela é ótima para termos outra opção de bebida para oferecer (eu tenho até no escritório)! Sem contar que é uma delícia e bem cremoso! Experimentem e me contem o resultado!

8 comentários:

  1. Sou um apreciador nato desses grãos, como já disse minha amiga Lisiê, o expresso é o queridinho de todos que degustam frequentemente. Além de tudo que li, ainda fica a dica de que muitas variações provém do capuccino nativo (relacionando a bebida aos frades franciscanos que usavam um capuz sobre o habito) que leva café expresso, leite vaporizado, e a espuma do leite vaporizado em 3 partes iguais, variações como mocha e o macchiato saem simplesmente da alteração dessas proporções. O Chocolate como introduzido na receita, de nossa Cheff é um acréscimo brasileiro que atraiu inúmeros amantes dessa modificação. Fica convidada Lisiê para um expresso no meu escritório, visto que descobri que também te agrada. hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Café quentinho e gostoso é tudo de bom!! Adoro um cappuccino!! Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Lisiê, adorei o post, adorei mais ainda a receita do capuccino. Já fiz, é uma delícia!! Recomendo a todos... mas, mais do que servir um café gostoso é a forma que esse café será servido. A apresentação é tudo! E nada como oferecer para os convidados de uma forma toda especial, como uma bandeja, uma xícara, um açucareiro, lindos e exclusivos! Lisiê, quando quiser conhecer a loja e ver nossos produtinhos, será recebida com o maior prazer e com esse cafézinho delicioso! Bjs Lauren.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Temos que cuidar da apresentação sem dúvidas!! Certamente na tua loja tem maravilhas pra servirmos um lindo café!! Bjooo e obrigada por comentar, seguir e acompanhar o blog!!

      Excluir
  3. Realmente um Capuccino no Escritório Ferraz e Bortolanza Advogados Associados não tem preço... aoooowwww saudade!!!
    Realmente essa tua receita é ótima e muito prática, a mana faz sempre e eu sou contemplada com um pote da mistura... bommm demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades imensas dos nossos cappuccinos no escritório amiga!! Lembranças que marcaram pra sempre! Bjão e obrigada por participar do blog!

      Excluir
  4. Excelentes dicas querida. Com esse friozinho começando nada como um bom café pra aquecer o corpo e a alma. Eu adoro café com leite polvilhado com canela. Bjks!

    ResponderExcluir