segunda-feira, 28 de maio de 2012

Leitura – lazer, emoção e cultura!

Eu adoro ler e, sinceramente, gostaria que todo mundo lesse mais. Acredito que somente com estudo, conhecimento, educação e leitura que poderemos criar um mundo melhor pra se viver. Percebo que um dos maiores desafios atualmente é criar leitores, pois nesse mundo caótico e imediatista que vivemos ter o hábito de sentar e ler parece ser uma atividade pouco atrativa. Mas não podemos esmorecer, pois a leitura é fundamental para o desenvolvimento humano. Além disso, basta começar, pois, como ler é um hábito, basta criar o gosto pela leitura que o resto vem por si!

Ler é uma atividade básica na formação cultural e intelectual das pessoas. É obrigatória para alguns profissionais, como advogados. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura é um hábito que diverte, emociona, nos traz conhecimento, cultura, aumenta nosso vocabulário e amplia os horizontes.

Ler só traz benefícios, inclusive à saúde mental, pois é uma atividade que estimula a atividade cerebral. Uma boa leitura é prazerosa, interressante, motivadora e faz com que o leitor adquira a capacidade da escrita e da interpretação, o habilitando para um mundo vasto de cultura e conhecimento.

Costumo dizer que através da leitura se descobre outras culturas, novos lugares, outros tempos... Lendo se conhece a história do mundo, seus hábitos, costumes e ideias. A leitura nos faz pensar, ter consciência do que somos, do que fazemos e como agimos. Quem lê tem a sensação de viajar pelas páginas do livro, se transporta para a história como se fizesse parte dela – esse prazer é indescritível, tem que sentir pra saber! Recomendo!

Pra quem é apaixonada pela literatura, como eu, ler tem um gosto todo especial. O prazer começa ainda ao tocar as páginas do livro, sentir o cheiro, ler a sinopse... Dificilmente ao mergulhar na história conseguimos abandoná-la. Terminar um livro tem dois sentimentos: a alegria de conhecer todo o desenrolar da trama com o seu desfecho e a tristeza de “sair” daquele mundo que vivemos enquanto líamos a obra!


Acho que não estou sozinha nessa minha paixão literária, pois vejo surgir movimentos em prol dos livros. Há bastante tempo temos Feira do Livro em várias cidades e há cerca de um ano, aqui em Passo Fundo – RS, inaugurou um Sebo – o que facilita na aquisição de obras, tendo em vista que sabemos que livro não é um artigo que se diga barato.
Uma dica para quem gosta de ler (e pra quem quer começar esse maravilhoso hábito), é o empréstimo de livros. Comece pegando um livro com um vizinho ou amigo e se entregue ao prazer da leitura, tenho certeza que sua vida nunca mais será a mesma!
 
 
A internet também está do nosso lado! Há algum tempo conheci dois sites a respeito de livros. Um deles é um site de empréstimo de livros. Achei muito interessante, me cadastrei, mas o problema que eu senti é o pequeno número de pessoas na minha cidade para podermos fazer os empréstimos. O site é http://www.tempresto.com.br – é um site para aproximar leitores, organizar a nossa biblioteca, emprestar e pedir livros emprestados, participar de fóruns e comunidades. O outro site é http://www.olivreiro.com.br – esse é um site para organizar seus livros em uma “estante”, compartilhar livros e opiniões, ler on line um capítulo de determinado livro para conhecer um pouquinho da história. Nesse site não há o empréstimo de livros. São dois sites bem interessantes. Sou cadastrada nos dois, gosto muito e recomendo!

Se você já é um assíduo leitor deve compreender totalmente esse meu post, se você ainda não lê tanto assim... Comece! Como eu disse, é um ótimo hábito de lazer, inclusive! Você vai ver como seus horizontes e interesses vão mudar!



2 comentários:

  1. Lisiê, parabéns pelo Blog. Vamos divulgar no Tempresto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Fiquei muito feliz mesmo! Podem divulgar no Tempresto sim! Aliás, eu adoro o site e falo pra todo mundo se cadastrar! Obrigada por acessar o blog e por comentar! Até mais!

      Excluir