sábado, 26 de maio de 2012

Chocolate!


Quem me conhece sabe que eu sou uma chocólatra assumida. Isso mesmo, sou viciada em chocolate! Confesso que já comi quantidades assustadoras de uma vez só, mas hoje já sou bem mais comedida... Mas, não vivo sem!
Normalmente quem gosta de chocolate, não apenas gosta... adora! Raras são as pessoas que comem um pedacinho e se saciam. O comum é comer um monte e (pelo menos no meu caso) só parar quando chega o final do pacote! A explicação pra esse vício, teoricamente, seria que o chocolate libera serotonina – aquela substância relacionada com a felicidade e o bem-estar.

Por isso, não é a toa que as mulheres percebem que durante a TPM o desejo por esse alimento (dos Deuses) aumenta. Para mim, o que me fascina, é claro, é o sabor e a textura...

Infelizmente, o excesso de chocolate – por ser muito calórico, pode acabar em ganho de peso, obesidade, diabetes e outros problemas sérios. Portanto, moderação é a palavra-chave, pois tudo em demasia faz mal.

O chocolate também tem seu lado bom: é rico em flavonoides, e vitaminas B1 e B2. Por isso ele tem ação antioxidante, previne doenças cardiovasculares, diminui o colesterol ruim e a pressão sanguínea, tem efeito protetor no sistema nervoso e retarda os danos causados à pele pela exposição ao sol!

Porém, o chocolate que faz bem é aquele ´de verdade´, ou seja, os mais amargos e puros, que contém bastante concentração de cacau e sem a temida gordura hidrogenada.

Além de ser ingerido o chocolate também pode ser utilizado diretamente em produtos de beleza e na pele. O chocolate além dos flavonoides e das vitaminas, ele tem ação hidratante e nutritiva.

Devido a tantas propriedades do chocolate, podemos fazer uma máscara hidratante para o rosto em casa mesmo (1/3 xícara de cacau em pó, 3 colheres de sopa de creme de leite, ¼ de xícara de mel e 3 colheres de sopa de aveia) . Mas, atenção, apesar de ser natural, não significa que não possa dar alguma reação em sua pele. Por isso, tirar suas dúvidas com um dermatologista é sempre o mais indicado. Além disso, peles oleosas devem fugir dessa máscara, pois o chocolate possui manteiga de cacau que dizem obstruir os poros, causando as indesejáveis espinhas e cravos.

Bom, com licença, pois agora depois de escrever esse texto e ver essas fotos me deu uma vontade de comer um chocolatinho... E você? Também gosta desse “néctar dos Deuses”?!?

2 comentários: