quinta-feira, 2 de março de 2017

Dica de leitura: “O Perfume da Folha de Chá”, de Dinah Jefferies.

O meu estilo de leitura favorita é romance histórico, sagas familiares com fundo de história real. Essas obras me fascinam, então quando vi nas redes sociais esse livro com a descrição “Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida. "O perfume da folha de chá", de Dinah Jefferies, é um drama familiar complexo e envolvente, que retrata a força do amor materno diante das mais devastadoras circunstâncias”, eu soube que seria completamente arrebatada por essa obra.

Assim que o meu livro chegou já comecei aquela inspeção corriqueira para quem é amante de livros: análise da capa, contracapa, orelha... que obra linda!! Adoro capas com o título em relevo, e esse tem algo que nunca tinha visto: o relevo não é liso e brilhoso, é opaco e áspero. Muito diferente e eu adorei! Parabéns pela linda edição!

Sempre tenho alguns livros ‘na fila’ como costumo dizer, mas essa obra passou na frente das outras, pois eu não aguentaria esperar para conhecer essa autora e essa história que pela sinopse tanto prometia. Passeio-o na frente de outros nove livros e comecei a leitura. Em pouco tempo já estava completamente absorvida, quando me dei por conta já estava na página 90. O livro é apaixonante! Um romance cheio de emoções e conflitos psicológicos nos fazendo viajar para o Ceilão e viver essa história junto aos personagens.

A forma de escrever de Dinah Jefferies é envolvente e cativante, sem rodeios e com descrição bem gostosa – sem ser cansativa e dando margem para nossa imaginação. A fazenda de chá onde a trama se desenrola se formou na minha imaginação de uma forma lúdica e cheirosa! Sim, ficava imaginando como aquela fazenda deveria ter um aroma gostoso de chás e senti falta de um capítulo em que a protagonista passeasse pela plantação de chá fazendo suas observações e descrevendo o cenário da colheita, dos cheiros e sensações.

A trama em si é rica e envolvente, trazendo fatos históricos como pano de fundo, como a guerra mundial e a queda da bolsa de 1929. Nesse cenário histórico de luta, os sentimentos retratados nos fazem refletir sobre as consequencias das escolhas, amores, sociedade, comportamentos, etnias e racismo. Também gostei muito da forma sutil que a autora mostra como uma pessoa atormentada, com medo ou ferida age se fechando para o mundo, adoecendo e causando tristezas e angústias a todos a sua volta. Uma ótima reflexão para compreensão.

Além disso, os medos, paixões, dúvidas, inseguranças, fatos e tormentos do passado, histórias familiares ocultadas que marcaram e direcionam as vidas são muito bem relatadas e descritas no livro criando um ar de suspense e incerteza sobre o desenrolar da trama, nos fazendo viver dentro da história. Até o final dessa bela obra ficamos esperando ansiosamente pelo deslinde de tantos fatos, que ao final vemos que estão interligados sendo que cada acontecimento é consequência do outro e que o amor é sempre o maior sentimento do mundo - quando está presente, nada está perdido e tudo ficará bem.

É impossível não se sentir parte da história e se regozijar com a redenção dos personagens, bem como com as curas emocionais dos tormentos e medos. É uma obra que nos faz refletir sobre a vida como um todo, é um passeio pelas emoções.

O livro é tão bom que eu fiquei querendo mais. Coloquei-me a pensar que o livro poderia aprofundar algumas histórias paralelas causando ainda mais emoção e imersão na história - como a história do bisavô de Laurence (que apenas é mencionada) e a história de Verity (irmã de Laurence) – que inclusive ficou um pouco evasiva e sem esclarecimentos que acho que enriqueceriam a trama.

Senti um pouco de falta daquele aprofundamento no passado x presente e as consequencias até os dias atuais. Ok, sei que esse é o estilo de Lucinda Riley (que eu super-recomendo, pois amo suas obras) mas... acredito que seria uma viagem mais completa. Adorei a escritora Dinah Jefferies e ela ganhou um lugar dentre as minhas favoritas.

Recomendo esse livro fascinante! Prepare-se para começar e não mais querer parar... é envolvente e apaixonante!

Boa leitura!!