quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dica de leitura: “O Segredo do Anel”, de Kathlen McGowan.

Essa obra está esgotada, porém, depois de receber indicações procurei na Estante Virtual (site que reúne todos os sebos do Brasil: www.estantevirtual.com.br) e consegui! Fiquei muito satisfeita, na verdade, amei o livro, pois além de entreter com uma história fascinante, trouxe à tona fatos que eu sempre acreditei a respeito de Jesus Cristo e Maria Madalena (esse não foi o primeiro livro desse tema que eu li).

O livro levanta a questão de como seria o mundo se tivesse sido possível para várias mulheres, personagens da história mundial (Maria Antonieta, Joana d'Arc, Maria Madalena e outras), contar a história sob seu ponto de vista. Porém, o tema central é o suposto Evangelho Segundo Maria Madalena e a sua verdadeira história com Jesus Cristo.

O livro é uma ficção tendo como pano de fundo a suposta história de Maria Madalena e Jesus Cristo. O livro passeia por Jerusalém, França - região de Languedoc e Estados Unidos. Prepare-se para aventura, suspense e romance com muitas revelações, pois o livro trata de pontos obscuros da história oficial e revê o papel feminino em acontecimentos importantes ao longo dos séculos. Apesar de ser uma ficção, a própria autora nos faz crer ao término do livro que os fatos são verdadeiros, mas que ela utilizou-se de uma ficção para poder contar a história.

Você já se perguntou qual é a verdade a respeito disso tudo? Eu sou Cristã e cresci com os ensinamentos católicos, porém, isso não me fez fechar os olhos para alguns fatos que nunca me pareceram bem explicados. Há muito tempo li alguns livros que falavam da relação de Jesus e Maria Madalena e confesso que fiquei fascinada e cada vez mais curiosa, pois quero saber a verdade e minha fé não se baseia em puritanismo.

Os religiosos pensam que caso o amor e o casamento de Jesus e Madalena fosse provado, e revelado, que Jesus perderia sua pureza e a divindade, acarretando a perda de fiéis. Eu, particularmente, discordo! Pra mim, e como no livro mesmo fala, não há nada mais sagrado do que o amor entre duas pessoas que se amam e se respeitam. Pra mim, o fato de Jesus ter sido ou não casado com Madalena não muda em nada minha crença, aliás, só aumentaria minha admiração por uma pessoa que lutou para levar a Palavra de Deus aos homens. Na verdade, a minha fé nada tem a ver com esse estereótipo de pureza imaculada. A natureza superior e divina de Jesus, por seus atos e palavras é indiscutível, casado ou não!

Sem querer criar polêmica – até porque nada está provado, nem reconhecido pelo Vaticano, bem como tudo está no campo das conjecturas, acho bem interessante a tomada desse livro. Se tudo que está nessa obra for verdade realmente, o que mudaria para o mundo? Pra mim em termos de fé e crença nada, mas com relação à Maria Madalena ficaria muito satisfeita em saber que a história seria finalmente contada. Até porque não gosto nem um pouco de histórias distorcidas ou contadas aos pedaços. A Igreja já admitiu que Madalena nunca fora prostituta, mas nem todos sabem disso e continuam falando inverdades. Basta de obscuridades e informações incompletas, acredito que o mundo mereça conhecer a verdade dos fatos, seja ela qual for.

Esse livro levanta também a questão de Judas Iscariotes. Foi ele um traidor mesmo? Segundo Madalena, não. E Paulo? Negou Jesus três vezes por medo ou vergonha de sua fé? No livro há outra perspectiva sobre tudo isso que no mínimo nos faz refletir... Claro que não são provas definitivas (nem eu estou aqui para dizer o que é certo, errado, verdade ou mentira), mas são pontos de partida a serem refletidos e estudados, pois eu parto do princípio que a história contida na Bíblia é acima de tudo uma história de amor e que tem que ter um compromisso com o que realmente aconteceu.

Quero que a fé das pessoas tenha como base fatos verdadeiros e não seja construída em cima de obscuridades, mistérios, culpas ou medos. A história é linda. Sempre soubemos que a história de Jesus Cristo é uma história de amor pelo próximo, e quem sabe num futuro próximo possamos conhecer toda verdade, seja ela qual for.

Esse livro me cativou não só pela história intrigante, mas também pela forma delicada como tratou de um tema tão polêmico, sem impor pensamentos, apenas abrindo os horizontes para que possamos falar sobre tais supostos acontecimentos. Já estou em busca dos outros livros dessa escritora a respeito desse tema. Na verdade é uma trilogia: “O Segredo do Anel”, “O Livro do Amor” e “Fonte dos Milagres”.

Importante esclarecer que de forma alguma estou dizendo que os fatos contidos no livro são reais ou verdadeiros, pois como já foi dito, nada até hoje fora provado ou reconhecido pelo Vaticano. Essa obra apenas põe lume à discussão de um tema muito polêmico e nos faz refletir. O que posso dizer é que para mim, a minha fé não se abalaria se tais afirmações fossem mesmo comprovadas.


Recomendo a leitura!