segunda-feira, 30 de março de 2015

Dica de Leitura: “O Beijo na Parede”, Jeferson Tenório. Editora Sulina.

Há algum tempo vi esse livro no site da Editora Sulina e fiquei muito curiosa. Ao ler fui arrebatada. A linguagem simples me cativou, parece que o autor está conversando conosco e a história prende do início ao fim. Nem preciso dizer que li em apenas uma noite, pois não dá pra dormir sem saber o final! Essa bela edição da Editora Sulina é muito interessante e trata de temas doloridos de forma delicada e envolvente.


O livro trata da história de João, que com apenas 11 anos se vê órfão: perde a mãe por um câncer; se muda para Porto Alegre com seu pai, que logo se suicida – aqui já enfrentamos um tema super devastador. Assim o pequeno João e se vê obrigado a enfrentar a vida sozinho, a superar os abandonos mundanos e precisa amadurecer precocemente.


A história trágica do menino órfão que vem morar no Rio Grande do Sul toma rumos inesperados e a condução de sua vida surpreende. Diante de tantos abandonos materiais e emocionais, João consegue sobreviver e nas entrelinhas ainda podemos sentir a carga psicológica e filosófica da narrativa e a descrição de como o jovem teve de amadurecer de qualquer jeito e da melhor maneira possível.

 Não pense que o livro tem uma narrativa pesarosa e enfadonha. A história nos faz refletir sobre muitos aspectos da vida, os abandonos que todos nós de uma forma ou outra também sofremos, as violências que muitos estão expostos, a fome, a incerteza do amanhã, a fé, a sexualidade. Nesse contexto ele ainda consegue falar sobre educação e assim insere os livros na trama e em sua vida.

O Beijo na Parede” é o primeiro livro Jeferson Tenório e ele conseguiu cativar o leitor pela sua narrativa fascinante e envolvente. Gostei muito tanto do tema, como a forma que ele tratou as questões de forma delicada e ao mesmo tempo direta.

Esse romance foi premiado com o troféu "Livro do Ano" - 2014 - AGES (Associação Gaúcha de Escritores). Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

Recomendo a leitura!




terça-feira, 17 de março de 2015

Dica de leitura: “Testemunhos da Infâmia - Rumores do Arquivo”, organizado por Tania Mara Galli Fonseca, Carlos Antonio Cardoso Fillho e Mário Ferreira Resende. Editora Sulina.

Essa obra da Editora Sulina trata de temas filosóficos da vida à luz da psicologia e da psicanálise. O livro traz textos de profissionais da área que vivenciaram diversas situações junto a doentes mentais, prostitutas, usuários de drogas, e analisaram os sentimentos de forma clara e profunda. A obra nos faz refletir sobre a vergonha de situações existentes, mas que preferimos fechar os olhos, para que o sentimento triste não nos atinja – como se isso fosse possível.

Os textos dão voz àqueles que sempre foram “representados” por outros: prisioneiros, loucos, drogados, prostitutas, a partir dos cenários da infâmia que os rodeiam, como o dos presos da ditadura militar ou do território da prostituição.

O livro mostra situações críticas e busca significados para sentimentos vivenciados pelos indivíduos que não têm outra opção senão de submeter-se. Os testemunhos contidos na obra nos fazem olhar para vidas que não imaginamos e a infâmias que muitos estão submetidos por simples falta de opção, pois não diria que é falta de coragem mudar essas situações tão limítrofes, visto que a mudança teria de ser bastante radical e não dependeria apenas de vontade - é preciso estrutura para tanto.

Nesse livro nos deparamos com situações corriqueiras para esses indivíduos – mas nem por isso menos tristes, que foram testemunhadas por pessoas que trabalharam nas instituições ou que buscaram conhecer as reais situações diárias desses locais a fim de analisar e humanizar essa vivência.

Confira mais detalhes na fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

Boa leitura!




segunda-feira, 2 de março de 2015

Dica de leitura: “Tim” – Colleen McCullough

Há anos eu li outro livro dessa autora: “Pássaros Feridos” – inclusive já falei desta obra aqui: http://pimentapimenta.blogspot.com.br/2013/05/dica-de-leitura-passaros-feridos-de.html. Agora, li esse livro fabuloso: “Tim” – que venho recomendar a vocês por ser uma história única e inesquecível.


A história se passa na Austrália e traz Mary, uma solteirona bem sucedida, mas pessoa simples e solitária; e Tim, um rapaz jovem, com problemas de aprendizado, ingênuo e puro, como protagonistas dessa bela história que tocará seu coração.

Ao conhecer o jovem Tim, com todas suas limitações, a vida de ambos muda. Não espere um relato de uma história de amor quente e enlouquecedora, mas sim um relato de amor sereno que começa tranquilamente, com doação, dedicação e abnegação surpreendentes. É um sentimento novo para Mary, um tipo de amor que ela nunca imaginou sentir. É emocionante a forma e a delicadeza que a autora relata essa relação e esses sentimentos tão nobres.

A história é belíssima e nos toca mostrando que os verdadeiros sentimentos são singelos, que a vida é simples e que para sermos felizes bastam pequenos gestos, desde que verdadeiros: dedicação, afeto, companheirismo, doação, amor.

A obra dessa autora mais uma vez me surpreendeu e me arrebatou. Emocionei-me com a facilidade do acesso à felicidade pelos olhos do ingênuo e amável Tim, com a dedicação de Mary e com a sucessão de acontecimentos que nos tocam.

Adoro livros que deixam uma marca no meu coração – na verdade, sempre busco livros que me trazem mensagens edificantes. Esse livro é mais um desses que ficarão para sempre na minha memória. Super recomendo a leitura!

Aproveito para, com esse post, fazer uma pequena homenagem à escritora Colleen McCullough que nos deixou agora em 29 de janeiro de 2015. 

Quero agradecer pelas suas obras grandiosas que lhe fizeram imortal. Obrigada também pelas maravilhosas mensagens que nos deixou. Colleen sempre será lembrada pelo seu incrível legado pessoal, pelo seu talento de ter conseguido nos tocar com sentimentos tão profundos e que foram traduzidos de forma brilhante, simples e delicada. Parabéns e obrigada!

Boa leitura!