quarta-feira, 27 de março de 2013

Xuxa nos ensinou a sonhar!


Xuxa, hoje, dia 27 de março de 2013, comemora meio século de vida. Xuxa tem sua história e legado incontestável. Hoje quando ela completa 50 anos em excelente forma, linda como sempre e com aquele carisma que dispensa comentários, eu, como fã absolutamente doida por ela, não poderia deixar de falar da eterna "Rainha dos Baixinhos" e dos "Altinhos" também. Sim! "Rainha dos Altinhos" também, pois quem era baixinho quando ela apareceu na telinha, e se encantou com ela, hoje já tem mais de 30 anos!
 
Aqueles que hoje torcem o nariz, ou a criticam, peço que analisem seus motivos, pois tenho certeza que quando eram crianças se divertiram muito com suas atrações no “Xou da Xuxa”, mas hoje, apenas porque “acham bonito” ou acham “inteligente” criticar, assim o fazem. Além disso, o trabalho dela tem um valor educacional e emocional grandioso e merece, no mínimo, respeito. Xuxa nos ensinou a sonhar, e isso não tem preço.
Atire a primeira pedra a pessoa que tem em torno de 30 anos que nunca se maravilhou com ela! As manhãs eram recheadas de brincadeiras educativas, animação, música, e alegrias.
O programa “Xou da Xuxa”, na Rede Globo, estreou em 28 de junho de 1986 e Xuxa atingiu um sucesso estrondoso, espalhando-se por quase toda a América Latina e a Espanha. O carisma, a alegria, a beleza e o amor de Xuxa encantou várias gerações - e continua assim, isso é indiscutível.  
Xuxa logo foi reconhecida como a "Rainha dos Baixinhos" e seus fãs a seguem e a veneram até hoje. Fez diversos filmes que levaram multidões ao cinema... Atualmente, Xuxa tem um programa nas tardes de sábado com alto índice de audiência (sempre ficando em primeiro lugar no horário).
 
Tenho maravilhosas recordações da minha infância, quando acordar cedo para ver a Xuxa na TV era a melhor parte do dia. Assistir ela descer da nave cantando “bom dia amiguinhos já estou aqui...” era de arrepiar.
 
 
 
 
Tomar café da manhã pra mim sempre foi um sufoco (confesso que comer pra mim nunca foi um programa agradável), mas a Xuxa nos convocava a nos alimentarmos bem pela manhã ao som de “Quem quer pão...” - então lá estava eu, bem obediente, tomando bem direitinho meu café da manhã!
No dia do nosso aniversário assistir ao programa da Xuxa era simplesmente algo imperdível, pois ela cantava os parabéns aos aniversariantes! Ah, e detalhe: nunca uma apresentadora teve uma empatia e uma simplicidade ao falar com as crianças como ela. Eu confesso que da forma como ela se dirigia a nós baixinhos, parecia, literalmente, que ela estava ali nos vendo e falando diretamente com cada um de nós! Por isso, se meu aniversário caísse no domingo, isso sim seria motivo de tristeza!
Meu sonho infantil, lógico, era ser “Paquita”. Perdi a conta de quantas cartas mandei para o endereço que até hoje não sai da minha cabeça: Rua Saturnino de Brito, 74. Jardim Botânico, Rio de Janeiro. CEP 22.470-040!!! Ahahah... No fundo acho que todas as meninas dessa época foram um pouco paquitas em seus sonhos...
 
 
Minha admiração pela Xuxa é imensa e penso que ela ensinou muitos valores às crianças que a assistiram. Até hoje eu sonho em vê-la pessoalmente... quem sabe um dia?? A música “ilariê” é praticamente minha “música-tema” (até no meu casamento eu dancei a coreografia dessa música)!!
Por esse pequeno relato pessoal vocês podem perceber a magia que a Xuxa passou para nós crianças dos anos 80. Não existe forma de colocar todos os sentimentos e emoções que ela nos provocou. Simplesmente, só vivendo para saber, e, graças a Deus, eu vivi!
Hoje, Xuxa completa 50 anos de idade e posso dizer que marcou minha infância e a de milhões de jovens em todo o mundo. Ela, até hoje, me emociona, e muito.
Felicidades, Xuxa! Eu sempre fui sua súdita e sempre serei. Admiro você! Admiro suas atitudes, sua simplicidade, coragem, seu carisma, seu profissionalismo, seu senso de justiça, seu poder e sua ausência de medo.


Por tudo isso que ela proporcionou a essa legião de baixinhos, hoje é uma excelente data para agradecermos por tudo que ela fez por nós. Pela alegria, pela emoção, pelo amor. Mais do que os parabéns para você, Xuxa, quero te agradecer por toda essa chuva de sentimentos no meu coração. Obrigada! Sou muito feliz por sentir isso. Que Deus continue te iluminando e te protegendo sempre!
 
Beijinho, beijinho e tchau, tchau!
 

Feliz Páscoa!

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a passagem de Cristo, da morte para a vida.
 

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
 
 
 
No entanto, esse costume não é citado na Bíblia e, portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos.
 

O cálculo da data da Páscoa foi definido na Idade Média e é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera no hemisfério norte, outono no hemisfério sul. Poderá assim ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
 

Em tempo de Páscoa, o mais importante é entendermos a dimensão da Paixão de Jesus Cristo, que foi capaz de morrer crucificado por acreditar nos Homens. Seus ensinamentos nos alimentam, nos fortalecem e nos fazem crer que somos cristãos e que mesmo nos momentos de descrenças e dificuldades, somos capazes de lutar e vencer.
 

Na Páscoa comemoramos a Ressurreição de Cristo, a vitória sobre a morte, o reviver. Jesus de Nazaré demonstrou que se pode executar homens, mas não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.
 

É o que devemos fazer todos os dias: renascer, reviver, renovar - sonhos, desejos, energias, esperanças, relacionamentos - tudo enfim. Devemos nos dar a oportunidade diária de começarmos tudo novamente, reavaliando nossa vida a cada amanhecer. Começar de novo é o que importa no nosso dia-a-dia.




 
 
 
Assim, a Páscoa nos oferece a oportunidade de viver seu significado todos os dias do ano.
 

A vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.
 

Feliz Páscoa para todos, todos os dias!
 
 
 

domingo, 24 de março de 2013

Semana Santa


A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa.  Comemora-se o dia que Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, e as mesmas pessoas que o receberam com festa, depois o condenaram à morte. Jesus, montado em um jumento, é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica (celebração da libertação do povo de Israel do Egito) com os seus dicípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel.

A Segunda-Feira Santa é o segundo dia da Semana Santa e em alguns lugares é conhecida como segunda - feira de trevas. Nesse dia realiza-se a o ofício de trevas. Ofício das trevas é uma cerimônia da paixão de Jesus. Essa obra é inspirada na cerimônia do tenebrário, uma cerimónia católica medieval que faz parte da celebração da Paixão de Cristo que consiste em ir apagando as velas do tenebrário, até só uma, que representa Cristo.

Terça-feira Santa é o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quarta-feira Santa é o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-feira Santa, o quinto dia da Semana Santa é o dia que nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar o sacramento da Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento, e a instituição do sacerdócio. É lembrado que neste momento Judas sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado, condenado e morto.

A igreja fica em vigília, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também se cobrem todas as imagens existentes.

Sexta-feira Santa é o dia que a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. Não há a celebração da eucaristia e neste dia convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne vermelha, bem como qualquer tipo de ato que se refira ao prazer. É uma celebração muito triste, onde é relembrada toda paixão e morte de Cristo. Impossível não se emocionar ao ouvir a passagem do Evangelho descrevendo todos os passos de Jesus no calvário.

Sábado de Aleluia é o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal. Proclama-se a Páscoa.
Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

sábado, 23 de março de 2013

Estamos na Quaresma. Você sabe o que ela significa?



A quaresma é o tempo de conversão para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. É um tempo de reflexão, é um convite a mudar de vida e praticar boas obras.

Mas o que é pecado? Respeitando todos os credos, pecado para mim é tudo aquilo que faz mal ou prejudica alguém.

A Quaresma dura 40 dias, por isso tem esse nome e começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.

Curiosidade sobre os 40 dias: A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia: é falado dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se constitua em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.


Sem nada de fanatismos ou de exageros, penso que a quaresma deve ser um tempo de repensarmos nossas atitudes e mudarmos comportamentos no intuito de sermos cada vez pessoas melhores. É muito comum nessa época as pessoas mais fervorosas fazerem penitências. Penso que aos olhos de Deus as boas atitudes são mais importantes do que nos penitenciarmos de algum modo. Até porque Deus é bondade e não quer seus filhos sofrendo, concordam comigo?

Na sexta-feira santa, dia da paixão de Cristo, é muito comum a prática da abstenção da carne vermelha, em respeito ao sofrimento de Jesus. Mais uma vez, acho que as boas obras, a caridade e o amor ao próximo valem mais do que seguir a essa regra. Não me entendam mal e não quero criar polêmica! Até porque eu também sigo essa regra... e acho que ofertar um “sacrifício” (pra mim, apesar de ser gaúcha, não é sacrifício nenhum me abster de carne... então eu me abstenho de doces neste dia, além da carne, claro, pois doces são minha perdição) nos faz, ao menos, pensar em muitas coisas.

Na verdade acredito que tudo que fazemos com boa vontade e amor é o ideal e nos torna pessoas melhores...

Por isso, cada um com sua crença, mas que aproveitemos a quaresma para a cada dia sermos pessoas melhores.


terça-feira, 19 de março de 2013

A felicidade só depende de você



Adorei este texto e resolvi compartilhar com vocês... Espero que gostem!! 
Boa reflexão!



"A felicidade só depende de você

(Autor desconhecido)

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas: 

`Seu marido a faz feliz? Ele a faz feliz de verdade?´Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro `NÃO´, daqueles bem redondos!
- `Não, o meu marido não me faz feliz´! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). `Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz´. E continuou:

O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente:

O ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma.
As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de `experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza. Quando alguém que eu amo morre eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.

Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.
Eu amo meu marido e me sinto amada por ele desde que nos casamos. Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade.

Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos´.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade. SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém o tenha machucado, magoado, mesmo que alguém não o ame ou não lhe dê o devido valor."


Então vamos lá! Vamos ser felizes por nós mesmas e não ficar esperando que aquela pessoa nos faça feliz ou aquele nosso desejo se concretize para sermos felizes! 

Se não formos felizes por nós mesmas, nossa vida será uma eterna busca pela felicidade sem nunca realmente encontrá-la... 

Além disso, felicidade é algo muito relativo... o que é felicidade pra alguns, pode não ser para outros. Por isso, busque o que é felicidade para você dentro de si mesma!

Felicidades!!




quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher


 O Dia da Mulher teve origem no dia 08 de março de 1857, quando operárias de uma tecelagem em New York ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga horária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16h de trabalho diário), equiparação salarial com os homens (as mulheres recebiam até 1/3 do salário dos homens para executar o mesmo serviço) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Essa manifestação foi reprimida com uma violência brutal, sendo que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.


No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher” em homenagem às mulheres que morreram na tecelagem no ano de 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas.

Ao ser oficializada essa data, não se pretendia apenas comemorar ou homenagear. Na maioria dos países realizam-se conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe terminar, com o preconceito e a desvalorização das mulheres.

Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem em muitos locais com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.


Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado. Todas nós mulheres sabemos que esta tão sonhada igualdade está muito longe de ser verdade. Quem de nós que nunca se sentiu discriminada, apenas por ser mulher, que atire a primeira pedra...

Por isso, não só no dia de hoje merecemos todas as homenagens! Sim, porque devemos ser homenageadas por tudo que fazemos... afinal a maioria de nós tem jornada dupla ou tripla e ainda conserva sempre um sorriso nos lábios! Cada uma com sua história pessoal, seus jeitos, tiques, manias e loucuras... mas todas igualmente adoráveis!


“Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.” (autor desconhecido)


“Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar o nosso poder de sedução para encontrar the big one, aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá prá ocupar uma vida, não é mesmo? Mas além disso, temos que ser independentes, bonitas, ter filhos e fingir de vez em quando que somos santas, ajuizadas, responsáveis, e que nunca, mas nunca, pensaremos em jogar tudo pro alto e embarcar num navio pirata comandado pelo Johnny Depp, ou então virar loura e cafetina, ou sei lá, diga aí uma fantasia secreta, sua imaginação deve ser melhor que a minha.
Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascina a todos.
Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota.
Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só se for louca de pedra.” (
Martha Medeiros
)


Parabéns a todas as mulheres!!